País de Origem

Alemanha

Porte

Grande

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Média

Convívio com Outros Cães

Médio

História

No tempo das conquistas, o exército romano costumava levar rebanhos em suas incursões por outras terras e, com eles, cães pastores. No século I, conquistaram a cidade de Rottweil, na Alemanha. Com a necessidade de obter um cão de trabalho na região, que servisse tanto para pastoreio quanto para guarda, tiveram início os acasalamentos seletivos, e o antigo pastor romano deu origem ao Rottweiler atual.

Descrição

Forte, robusto, resistente, compacto, mais comprido do que alto, o Rottweiler tem trote forte e certo, pelo grosso, denso, de comprimento curto na cor preta, com marcas canela.

Personalidade

É um cão amigável, pacífico, alerta e autoconfiante, a raça está entre as 10 mais populares no Brasil. Eles podem ser agressivos se perceberem que sua família está sendo ameaçada.  Os Rottweilers que, desde cedo, estão em contato com crianças, vão se dar muito bem com eles. É uma raça que possui o comportamento de acordo com a educação que recebe pois, se baseiam no que recebem em seu convívio.

Cuidados

Necessita de atividades físicas e mentais diariamente, como uma longa caminhada, corrida ou brincadeiras, bem como sessões de treinamento. Seu pelo precisa de cuidados mínimos, a escovação é somente para retirar os pelos mortos.

 

Machos Fêmeas
Porte 61 a 69 cm 56 a 63 cm
Peso 50 a 60 kg 35 a 48 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade