País de Origem

China

Porte

Pequeno

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Muito baixa

Convívio com Outros Cães

Bom

História

A história do Pug é muito antiga, com registros, na China, que datam 700 A.C., mencionando cachorros de pernas e focinhos curtos, que, supostamente, são os cães que originaram a raça. Na China antiga, eles eram chamados de “ba guo”, que significa “o cão que ronca”. O Pug chegou na Holanda no século XVI, em navios de comerciantes da Companhia Holandesa das Índias Orientais. Rapidamente, tornaram-se famosos na sociedade, como cachorro de colo, espalhando-se, em pouco tempo, por toda a Europa. Quando William III e Mary II assumiram o trono britânico, o animal foi nomeado “Pug”, que significa “cachorro diminuto”. Ele foi, por muito tempo, o cão mais próximo da realeza, sendo, também, o escolhido por Napoleão e Maria Antonieta, por exemplo.

Descrição

Têm uma aparência bem característica (suas “caras amassada”), com suas pernas e focinhos achatados, corpos robustos e compactos. Dentre as cores que podem ter, somente duas são reconhecidas como oficiais: preto e abricot – podendo variar de tons mais claros aos mais escuros. Além dessas, já foram vistos Pugs pratas, brancos, chocolates, tigrados e até albinos. Orelhas e focinhos devem ser pretos. São altamente recomendados para quem mora em apartamento, já que não precisam de muito espaço para gastarem energia, bem como não reagem muito bem à mudanças bruscas de temperatura.

Personalidade

É uma raça muito dócil e que se adapta muito facilmente ao seu dono, podendo apresentar mudanças de humor. Também se adapta bem a ambientes novos, é sempre sociável, fiel e carinhoso, sem se tornar altamente dependente do dono. Porém, não é recomendado que fique sozinho por longos períodos. Adora colo, e seu tamanho pequeno o auxilia nisso. Gosta de agradar seus donos e também adora lamber: seus objetos, as pessoas da casa, outros animais… É silencioso e se dá bem com crianças, idosos e outros animais. Seu latido, que é raro, é grave e rouco, semelhante à um ronco. O adestramento indicado para o Pug é o quanto antes, pois, quanto mais novo, mais fácil de ser treinado.

Cuidados

Por conta do seu focinho, apresenta certa dificuldade para respirar, especialmente em climas quentes – por isso, frequentemente fica com a respiração ofegante e ronca. É um cão para ambientes internos, devendo sempre dormir dentro de casa, em local seco e ao abrigo do vento e do calor. São animais sensíveis e com predisposição a desenvolverem problemas de saúde. Por soltarem muito pelo, precisam de escovação diária. É recomendável aproveitar o momento da escovação para verificar a pele do animal, procurando possíveis feridas. Deve-se evitar o excesso de banhos e de shampoos, por conta das dermatites (irritações na pele). As rugas de seu rosto podem acabar acumulando sujeiras e bactérias, por isso, a limpeza com soro fisiológico se faz necessária a cada três dias, secando bem após o término.

Machos Fêmeas
Porte até 30 cm até 25 cm
Peso 6 a 8 kg  6 a 8 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade