País de Origem

França

Porte

Toy, Anão, Médio ou Grande

Banho e Tosa

Muito

Atividade

Média

Convívio com Outros Cães

Bom

História

Originalmente utilizado como cão de caça, foi evoluindo e passando por mudanças, até que ficou como o conhecemos hoje. Acredita-se que as versões menores da raça tenham sido criadas em 1400, com o intuito de impressionar a burguesia parisiense. Os ciganos, por sua vez, treinavam os Poodles para que se apresentassem em espetáculos circenses. O significado de seu nome se relaciona com a água, onde eles são habilidosos – costumavam caçar patos e demais aves aquáticas. Além de cão de caça e de companhia, há registros de seu uso como cão de guarda, na Europa, e de guerra, e nos Estados Unidos. Isso sem contar o fato de que também serviam para procurar trufas, na França. Ou seja, a versatilidade em pessoa! Quer dizer… Em cão. O primeiro registro do Poodle foi em 1874, no Kennel Club of England, e, em 1888, registrou-se também no American Kennel Club.

Descrição

O pelo do Poodle tem, no geral, uma cor uniforme e sólida, podendo variar do branco ao preto, passando pelo creme, vermelho, marrom, cinza ou azul. Nos de pelo mais escuro, é comum encontrar variações da mesma cor, sendo sempre mais escuros nas orelhas e focinhos. Como é uma raça muito utilizada em competições, costuma-se dar preferência aos de tonalidade mais claras, sem muitas mudanças de tons. São inteligentes e leais, podendo, também, ser malandros. Costumam ser fáceis de serem adestrados. Dependendo do tamanho, possuem características comportamentais específicas, por conta das mudanças genéticas sofridas.

Personalidade

São cães brincalhões, muito inteligentes e que adoram agradar seus donos. Se forem bem treinados, serão animais domésticos calmos e cooperativos. Em contrapartida, se aprenderem maus hábitos, será bem difícil desfazê-los. Portanto, o ideal é que se procure um adestrador, evitando problemas. São muito protetores da família, atuando bem como cães de guarda e, inclusive, podendo atacar estranhos, caso farejem perigo. Costumam latir muito. Os Poodles menores são sensíveis, apegados e, à princípio, desconfiados com estranhos. Quanto maiores, mais reservados e alertas se tornam – características que herdaram dos “tempos de caça”.

Cuidados

No geral, não gostam de ficar sozinhos – caso ocorra isolamento, ficando sem ninguém por longos períodos, podem acabar se mordendo, arrancando seu próprio pelo ou até desenvolvendo problemas psicológicos. São muito ativos, então, recomenda-se que passeios médios sejam feitos regularmente, além de outras atividades físicas e mentais. Gostam de desafios e caçadas, envolvendo, por exemplo, bolas e gravetos. Como seu pelo é denso e encaracolado, é preciso escová-lo a cada dois dias, ou optar por apará-lo periodicamente, deixando-o menor. São indicados banhos quinzenais, com atenção especial à área dos olhos, pois costumam lacrimejar bastante. É importante checar, diariamente, a limpeza das orelhas do Poodle.

Grande Médio Anão Toy
Porte 45 a 60 cm 35 a 45 cm 28 a 38 cm 24 a 28 cm
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade