País de Origem

Austrália

Porte

Médio

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Muito Alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

O pastor australiano não é uma raça australiana, mas se acredita que tenham esse nome por terem chegado na América através da Austrália. Uma teoria da origem da raça começa durante os anos 1800, quando o povo Basco se estabeleceu na Austrália, trazendo com eles suas ovelhas e cães pastores. Os terrenos acidentados da Austrália e da América exigiam dos cães de pastoreio o que eles não tinham enfrentado na Europa, mas, através de cruzamentos e seleção rigorosa para a capacidade de trabalho, o cão Basco logo se adaptou e se destacou sob essas duras condições.

Descrição

Atlético e de tamanho médio, o Pastor Australiano é musculoso e forte o suficiente para trabalhar o dia todo sem perder a agilidade e velocidade. Sua pelagem dupla é resistente, podendo ter diversas cores, indo desde o preto tricolor até as variações de merlee. Possui expressão viva, inteligente e atenta.

Personalidade

O Pastor Australiano possui uma boa dose de resistência, é amável, alerta, confiante, independente e inteligente. Com exercício e treinamento, esse cão é um companheiro leal, totalmente devotado e obediente. O Aussie é reservado com estranhos e tem personalidade protetora.

Cuidados

Necessitam de exercícios físicos e desafios mentais diários, senão ficam propensos à frustração e destruição. Seus pelos precisam ser escovados de uma a duas vezes por semana.

Machos Fêmeas
Porte 51 a 58 cm 46 a 54 cm
Peso 25 a 32 kg 16 a 25 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade