País de Origem

Alemanha

Porte

Grande

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Alta

Convívio com Outros Cães

Médio

História

Está mais intimamente relacionado com o lobo do que qualquer outra raça de cão. Sabe-se de, pelo menos, três raças diferentes de cães pastores existentes na Alemanha que participaram de sua formação. O tipo foi fixado e burilado no século XIX, tornando-se a raça mais difundida, estabilizada e que se presta a maior número de propósitos: guarda, defesa, guerra, policial, guia de cegos, além de missões de salvamento. Depois da guerra, filmes com “Rin Tin Tin” e “Strongheart” colocaram a raça em alta novamente.

Descrição

O Pastor Alemão é um cão que possui pelos extensos e densos, retos e ásperos, nas cores preta, preta e canela (manto negro), cinza, preta e cinza. Tem um focinho longo, olhos expressivos e simpáticos. É considerada uma das raças mais inteligentes do mundo.

Personalidade

Afetuoso, dedicado e fiel com o dono, quando oferece amizade, é para toda a vida. Mostra-se desconfiado com estranhos. É concentrado em sua missão (seja ela qual for), e virtualmente insuperável em versatilidade de trabalho.

Cuidados

Eles soltam muito pêlo e durante o ano todo, por isso, a escovação duas vezes por semana é o ideal para a retirada de pelos mortos. Necessita de exercício e estimulação mental diários.

Machos Fêmeas
Porte 60 a 65 cm 55 a 60 cm
Peso 30 a 40 kg 22 a 32 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade