País de Origem

França

Porte

Pequeno

Banho e Tosa

Muito

Atividade

Muito alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

Desde que começou a aparecer em obras de arte, esta raça começou a ser mais profundamente estudada, relacionando-se, rapidamente, à nobreza. Tem origem incerta, mas acredita-se que seus antepassados sejam o Spaniel Anão Bélgico (já extinto) e uma raça de origem oriental. No século XVI, um Papillon foi retratado na tela do pintor italiano Tiziano Vicelli – o que se repetiu por muitas obras de outros artistas. Como era encontrado em pinturas de famílias da realeza, ficou conhecido como Cão Real ou Cão da Realeza. Dessa forma, acabou se tornando uma tendência europeia, tanto para as pessoas, que queriam tê-lo, como nas obras dos pintores. Era uma raça tão estimada pela corte que, durante a Revolução Francesa, diversos cães foram dizimados, com o intuito de extinguir a espécie, já que eram considerados símbolos da nobreza. Mas, a partir da Primeira Guerra Mundial, voltou a aparecer com mais frequência. Foi reconhecida pela AKC (American Kennel Club) em 1935.

Descrição

O pequeno cão de orelhas grandes tem olhar suave e porte elegante e charmoso. Corpo alongado, pode apresentar as cores castanho, preto, fulvo ou vermelho, todas elas com branco aparecendo em algumas partes. Também pode ser todo branco ou, ainda, sable. Suas orelhas grandes e eretas se assemelham ao formato das asas de uma borboleta, sendo carinhosamente chamado de cão borboleta – inclusive, “papillon” significa “borboleta” em francês. Tem também uma audição muito aguçada, sendo, por conta disso, um bom cão de alerta. Bonito, elegante e muito inteligente (8ª posição no ranking de Stanley Coren), este cão é considerado um verdadeiro lord.

Papillon raça

Personalidade

São cães divertidos, acolhedores e muito confiantes, apesar de seu pouco tamanho. Dóceis, meigos e alegres, adoram ser mimados, e também são calmos e equilibrados, ou seja: ótimos cães de companhia. Tendem a ser mais reservados com pessoas estranhas, mas, se forem bem socializados desde pequenos, se comportam bem diante de desconhecidos. São bem ativos, adoram brincadeiras e também agradar seus donos. Mesmo sendo extremamente afetuosos, são independentes, se virando bem sozinhos, inclusive na hora de brincar. Ou seja, mesmo carinhosos, dificilmente se mostrarão inconvenientes ou pegajosos.  

Cuidados

Por conta de seu tamanho reduzido, tem um esôfago muito pequeno, o que o faz ter tendência a engasgar. Por isso, muito cuidado com o que for dar para ele comer ou brincar – atenção com os ossinhos! Não gosta muito de frio, então, vista-o com roupinhas mais quentinhas, principalmente nos períodos mais frios do ano. Tem a pele um pouco sensível, então, ao escolher shampoos e condicionadores, opte pelos específicos para a raça, mais neutros, evitando alergias. Depois do banho, é preciso verificar se as orelhas foram muito bem secas, evitando infecções. Como seus olhos lacrimejam bastante, é importante limpá-los com frequência.

Machos Fêmeas
Porte  20 a 28 cm 20 a 28 cm
Peso 3 a 5 kg  3 a 4 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade