País de Origem

Grã-bretanha

Porte

Grande

Banho e Tosa

Muito

Atividade

Média

Convívio com Outros Cães

Bom

História

Existem evidências de que a raça teria surgido no século XIX, embora, já no início do século XVII, existissem referências a um cão de manada, empregado para conduzir rebanhos aos mercados. Tais cães eram isentos de taxas e, para comprovar sua ocupação, tinham as caudas amputadas, de onde veio o apelido “bobtail”. Tudo indica que o Sheepdog tenha se desenvolvido na Inglaterra, embora não se saiba, ao certo, as raças que o formaram.

Descrição

Destaca-se por ser um cão forte, de pelagem profusa, mas jamais excessiva, nas cores cinza, em qualquer tonalidade, acinzentado ou azul. A sua cabeça é quadrada, volumosa, com focinho forte e quadrado.

Personalidade

Alegre, gentil, extremamente dedicado e protetor de sua família, este cão cuidará das crianças como membros do bando, e é, geralmente, amigo de estranhos. Alguns podem ser teimosos.

Cuidados

Escovar todos os dias com escova de alfinetes. Precisa de exercícios diários, com uma caminhada longa e moderada, ou uma brincadeira intensa. Por ser um cão de pastoreio, adora pastorear.

Machos Fêmeas
Porte 56 a 61 cm 51 a 56 cm
Peso 32 a 45 kg 27 a 36 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade