País de Origem

Itália

Porte

Pequeno

Banho e Tosa

Muito

Atividade

Baixa

Convívio com Outros Cães

Bom

História

A origem da raça se deu por volta do ano 300 A.C., num arquipélago ao sul da Sicília, na Ilha de Malta. Seus ancestrais eram utilizados para caçar ratos e camundongos nos navios e armazéns de cidades litorâneas, mas o Maltês foi desenvolvido para ser um cão de companhia da realeza. Foram levados da ilha pelo marinheiros, que os espalharam pela Europa, e, em pouco tempo, viraram “queridinhos” da alta sociedade inglesa, pela sua aparência fofa, singela e delicada. Passou a ser considerado um “cão de colo” e foi frequentemente mencionado em obras de escrita e em pinturas. É uma das raças mais antigas e mais puras do mundo. Foi reconhecida pelo Kennel Club em 1888. No Brasil, só chegou nos anos 2000, ganhando popularidade rapidamente.

Descrição

São cães pequenos, mas muito elegantes e imponentes. Têm pelos lisos, sempre brancos, macios, brilhantes, sedosos e alongados por todo o corpo. Uma de suas características mais marcantes e fofas é que, independente da idade que tiverem, embora envelheçam como os outros cães, são considerados “eternos filhotes” – sempre com tamanho reduzido, olhar e personalidade doces e meigos. Mesmo os adultos são constantemente confundidos com filhotes. Adoram ficar próximos aos donos e se adaptam rápido à rotina da família.

maltes

Personalidade

Adoram ser o centro das atenções, são muito sociáveis, carinhosos, brincalhões e alegres. Dóceis, gentis, afetuosos e gentis, são capazes de obedecer se forem adestrados com a participação do próprio dono. São amigos muito leais e devotados aos seus donos, sempre amorosos e simpáticos, mas podem ser um pouquinho desconfiados com estranhos – apesar de, ainda assim, permanecerem educados. São bastante destemidos, apesar de sua aparência pequena e fofa. Necessitam de proximidade com o ser humano, aproveitando a companhia dos donos em brincadeiras, passeios ou mesmo quietinhos, sentados em seus colos ou deitados perto deles. Pode ser um pouco preguiçoso, o que dificultará o adestramento.

Cuidados

Deve-se estimular as atividades físicas leves, evitando que fique acima do peso – principalmente levando em consideração sua característica preguiçosa. Por adorar a companhia de humanos, precisa de amor e atenção por parte dos seus donos. Sua pele e seu ouvido são sensíveis, devendo ter bastante cuidado no momento do banho (que deve ser dado regularmente) e depois, ao secá-lo. A escovação diária dos pelos é recomendada, evitando a formação de nós – utilizar condicionadores próprios para a raça também pode ajudar com isso. Tem tendência a desenvolver tártaro, portanto, indica-se a escovação regular de seus dentes.

Machos Fêmeas
Porte  21 a 25 cm 20 a 23 cm
Peso 3 a 4 kg  3 a 4 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade