Tibete
País de Origem
Porte
Pequeno
Banho e Tosa
Muito
Atividade
Baixa
Convívio com Outros Cães
Bom
História
Lhasa é a capital do Tibete, local de origem da raça – acredita-se que vivia com os nobres e monges tibetanos há muito tempo atrás – teria sido desenvolvida pelos monges budistas para guardar os templos da região. Há relatos da aparição da raça há cerca de 4 mil anos, e que teriam começado a ser domesticados há 3 mil – o que faria dessa uma das raças mais antigas do mundo. Também há suposições que tenha surgido do cruzamento do Terrier Epagneul Tibet com o Tibetano. Pesquisas recentes com seu DNA mostram, entretanto, que a raça estaria mais próxima dos lobos das montanhas do Tibete. Posteriormente, a raça contribuiu para a criação do Shih Tzu. No século XX, veio para o Ocidente, sendo bem aceito e, na realidade, fazendo bastante sucesso entre a população.
Descrição
Com aparência de “bonzinho”, mas temperamento muito forte, o Lhasa Apso pode ter composições diversas de cores, desde o dourado até o preto – é comum que os pelos do rosto e das orelhas sejam mais escuros que do resto do corpo. Mas suas cores padrão são: dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia, particolor (dividido em áreas com duas ou mais cores), preto ou branco. Seus pelos podem ir clareando conforme forem envelhecendo. Por ser pequeno, é considerado um ótimo cão de companhia para quem vive em apartamento, já que não precisa de tanto espaço – seu lado independente o faz ficar tranquilamente sozinho em casa, se for necessário.
Personalidade
Seu humor pode ser bastante variável e gosta de impor sua independência (podendo parecer indiferente), sendo que agradar ao dono não é sua prioridade. Adora brincar, é uma boa companhia para as crianças e pode ser muito teimoso. É desconfiado com estranhos, mas isso se resolve com um pouco de tempo. É esperto e tende a aprender facilmente hábitos e comandos. Tem bom ouvido e tendência a latir caso ouça barulhos suspeitos. Pode se tornar possessivo com suas coisas (comida, brinquedos etc.), desenvolvendo um comportamento agressivo caso se sinta invadido/ameaçado nesse sentido.
Cuidados
O ideal é que a escovação de seus pelos (longos e abundantes) seja feita diariamente. Eles são propensos a irritações na pele, e a escovação, além de evitar o acúmulo de sujeiras e desenvolvimento dessas irritações, auxilia na observação das mesmas, checando para ver se está tudo bem com a pele do cão. Seus olhos devem ser limpos diariamente com algodão molhado, evitando inflamações. Os banhos podem ser semanais ou quinzenais, devendo ser bem secos depois. Os dentes devem ser escovados regularmente, evitando tártaro e inflamações na gengiva.
Machos | Fêmeas | |
Porte | 25 a 29 cm | 25 a 28 cm |
Peso | 6 a 8 kg | 5 a 7 kg |