País de Origem

Grã-Bretanha

Porte

Grande

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Muito alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

Também chamado de Galgo Inglês, é descendente do Pharaoh Hound, que era utilizado por antigas civilizações do Oriente Médio para a caça – provavelmente, em 7.000 a.C. O Galgo sempre cultivou habilidades para esse fim e, por isso, fez parte da cultura britânica por séculos, na caça de lebres e outros animais. Na época dos saxões, era apreciado, na Grã-Bretanha, tanto pelos nobreza, por conta da caça esportiva, como pelos plebeus, por ajudar a colocar comida na mesa. Quando os primeiros imigrantes americanos chegaram ao “Novo Mundo”, muitas vezes levavam os Galgos para a América, o que ficou ainda mais popular quando as corridas foram abertas para as massas. De forma geral, os cachorros Galgos são considerados muito rápidos, sendo, por isso, frequentemente utilizados em competições de velocidade. O Greyhound é a raça de cachorros mais rápida, até onde se sabe.

Descrição

Este tranquilo cachorro tem pouca pelagem, sendo fina e sedosa, e que pode se apresentar nas seguintes cores: azul, branco, vermelho, castanho claro, tigrado ou fulvo. Pode, ainda, ser bicolor (misturando essas cores com o branco). É aprumado, musculoso e com a cabeça e o pescoço longos. Seus olhos são ovais, oblíquos, brilhantes e, preferencialmente, escuros. Tem orelhas pequenas, em formato de rosa. A cauda dele é longa, sendo mais grossa na raiz e ligeiramente curvada.

Personalidade

É uma raça calma e, dentro de casa, muito educada. É bastante sensível e, por vezes, chega a ser tímido. Costuma se dar bem com outros cães e animais de estimação variados, desde que tenha sido criado junto com eles. Quando está ao ar livre, tem tendência a perseguir pequenos animais, no menor movimento observado. É um cachorro independente, mas, ainda assim, gosta de agradar seus donos. Seu adestramento, como a maioria dos cães lébreis, não é dos mais fáceis, mas, como ele é gentil e inteligente, pode ter a teimosia superada durante o treinamento, especialmente se forem adestrados enquanto novos – o reforço positivo é mais indicado.

Cuidados

Dentro de casa, gosta de um cantinho confortável – como um tapete ou uma poltrona, por exemplo. Precisa de certo espaço para se exercitar, com brincadeiras que podem ser feitas em espaços abertos, como praças e parques (lembrando que, sempre, com coleira) ou uma alternativa, como longas caminhadas – que eles adoram. Precisam ser higienizados frequentemente (uma vez por semana está bom), e, em dias mais frios, é importante agasalhá-lo, porque, devido ao seu pouco pelo, costuma sentir frio. A escovação ocasional ajuda a remover seus pelos mortos.

Machos Fêmeas
Porte 71 a 76 cm 68 a 71 cm
Peso 27 a 40 kg 26 a 34 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade