País de Origem

Espanha

Porte

Grande

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Muito alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

A origem desta raça é extremamente incerta, acreditando-se, através de poucos indícios, que tenha relação com o Galgo Egípcio, sendo um descendente dele, talvez levado para a Espanha por volta do século IX, por povos desconhecidos – provavelmente, romanos ou celtas. No passado, acabou se tornando um cão de caça, devido a algumas de suas características – similares a outros galgos. O cruzamento com a raça Greyhound o deu habilidades para que participasse, posteriormente, de competições de corrida.

Descrição

Alto, magro e forte, é leve e esbelto. Tem cabeça alongada, cauda muito longa e pernas finas e muito ágeis. Olhos pequenos, escuros, oblíquos e amendoados, com focinho e lábios negros. As orelhas são triangulares, sendo as extremidades arredondadas. Seu pelo, quase sempre curto e liso, pode apresentar diversas variações de cores, mas, entre as mais comumente encontradas, estão o preto, o branco, o canela, vermelho, amarelo, tigrado, e até os manchados com preto, branco ou marrom.

Personalidade

Embora tenha sido utilizado, no passado, como cão de caça e também de competições de corrida, o Galgo Espanhol, com o passar do tempo, após algumas transformações, tornou-se um ótimo cão de companhia. Costuma ser mais introspectivo, passando grande parte de seu tempo deitado dentro de casa. Mesmo sendo considerado tímido, é um grande amigo, de temperamento carinhoso, calmo e muito doce, mantendo uma boa relação com as crianças e também com outros animais. Apesar de ser uma raça tranquila, pode acabar tendo seu instinto de caça aguçado caso veja algum animal ou objeto que desperte essa característica de seu passado.

Cuidados

Eles precisam de atividades físicas diárias, como caminhadas ou brincadeiras variadas, por cerca de quarenta minutos. Os exercícios podem ser feitos tanto dentro de casa (desde que seja espaçosa, com um bom quintal, por exemplo), como ao ar livre. Recomenda-se, porém, evitar recreações com arremesso de bolas ou outros objetos, o que poderia aguçar seu instinto de caça, causando alterações comportamentais. Os banhos podem ser dados a cada quinze dias, enquanto o seu pelo deve ser escovado, pelo menos, uma vez por semana.

Machos Fêmeas
Porte 62 a 70 cm 60 a 68 cm
Peso 25 a 30 kg 25 a 30 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade