País de Origem

Marrocos

Porte

Grande

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Muito alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

O Sloughi tem sua origem no norte da África, mas a data exata de seu surgimento não é conhecida. A maioria dos estudos aponta seus antecedentes como sendo as raças Saluki e Azawakh. É resistente e ágil, características que o ajudavam a caçar, inclusive para se alimentar, quando atacava, dentre muitos outros, animais como porcos selvagens e raposas. Seu nome faz referência à outra de suas principais características, a velocidade, significando “rápido como o vento”. A raça só foi oficialmente registrada em 1935. Durante a Segunda Guerra Mundial, passou por alguns desafios, pois sua reprodução foi interrompida, só voltando a acontecer depois de 1960. Só chegou aos Estados Unidos em 1973, quando ficou mais popular.

Descrição

É um cão alto, atlético, musculoso, com bonita postura e estrutura corporal firme e resistente – características que herdou dos tempos de caça. Seus pelos não são longos, podendo ser nas cores preto, areia, tigrado ou fulvo. De expressão serena, seus olhos podem parecer, às vezes, tristes, mesmo que eles não estejam. Orelhas deitadas e a cauda, normalmente, longa. Não costuma latir muito, apenas quando acha realmente necessário, como, por exemplo, para alertar alguma situação que considere estranha.

Personalidade

Esta raça é muito leal aos seus donos, com grande senso de defesa, sempre buscando protegê-los. É bem apegado à família, gostando de participar de seus afazeres dentro de casa. Ainda preserva muito de seu instinto caçador, o que deve ser levado em consideração – casas com outros bichos e/ou visitas frequentes de estranhos não são as mais recomendadas para a raça, já que deixariam o Sloughi em estado de alerta, tirando-o de sua zona de conforto. Mas, ainda assim, costuma ser educado com desconhecidos – a não ser que o assustem. Gosta de locais macios e confortáveis, mas não deve ficar o tempo todo em ambientes fechados, já que precisa de locais abertos e espaçosos, como campos e parques, para gastar sua energia. Ele gosta de rotina e é bastante sensível a mudanças, podendo ser bem instável emocionalmente.

Cuidados

Seu temperamento e seu corpo atlético fazem com que a raça precise de espaço para liberar sua energia – não é necessário muito tempo de atividades físicas, mas mantê-lo sempre dentro de casa pode torná-lo inquieto, incentivando comportamentos como morder coisas indevidas, como cadeiras, por exemplo. É um cão extremamente sensível ao que acontece à sua volta, precisando de um ambiente tranquilo e harmonioso para se manter feliz – caso o local seja muito agitado e/ou barulhento, sua saúde pode ser prejudicada. Se tiver um jardim ou quintal em sua casa, cuide para que a cerca seja alta e resistente, já que o Sloughi costuma ser muito rápido e ter grande capacidade de salto, podendo, por exemplo, pular a cerca para atacar algum animal que passe do outro lado. O adestramento deve ser feito enquanto filhote, pois, quanto maior, mais teimoso ficará. Banhos são sempre bem vindos, especialmente quando se sujarem em atividades em locais abertos. A escovação pode ser semanal.

Machos Fêmeas
Porte 66 a 72 cm 61 a 68 cm
Peso 22 a 28 kg 18 a 23 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade