País de Origem

Brasil

Porte

Grande

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Médio

Convívio com Outros Cães

Médio

História

A sua história começa na colonização brasileira. As primeiras informações sobre a raça datam o início do século, em Minas Gerais, onde se desenvolveu. A região, repleta de fazendas, necessitava de um cão que lidasse com o gado e enfrentasse as onças. Acredita-se que a raça tenha se originado do Mastiff, Bulldog, Foxhound e Bloodhound. É a primeira raça brasileira reconhecida internacionalmente.

Descrição

É um cão robusto, de grande concentração, excelente faro e força. Ele tem a pelagem baixa, macia, espessa e bem deitada, podendo apresentar as cores tigrada, dourada ou preta.

Personalidade

Muito meigo, tranquilo e amoroso com o dono e seus familiares, não esconde sua aversão a estranhos. O Fila possui fidelidade e obediência em grau muito elevado, além de coragem, valentia e determinação. É um cachorro que o dono precisa ter pulso, pois, se contrariado, pode ser bastante teimoso.

Cuidados

Precisa de exercícios moderados diariamente, como uma boa caminhada ou brincadeira. Precisa de uma cama grande e macia para se esticar. O cuidado com a pelagem é mínimo, recomenda-se escovar duas vezes por semana.

 

Machos Fêmeas
Porte 65 a 75 cm 60 a 70 cm
Peso 64 a 82 kg 57 a 73 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade