País de Origem

Alemanha

Porte

Grande

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Média

Convívio com Outros Cães

Médio

História

Surgiu na Alemanha há cerca de cem anos, quando o coletor de impostos Louis Doberman desenvolveu, a partir de cruzamentos entre o Pastor de Beauce, Manchester Terrier, Pinscher Alemão e várias espécies de galgos. Um animal com características de guarda e defesa bem acentuadas e que, mais tarde, aperfeiçoado pelo cinófilo alemão Otto Goeller, passou a ser conhecido como Doberman.

Descrição

Quadrado, compacto, musculoso e flexível, o Doberman se caracteriza também pela velocidade, resistência, porte e elegância. A pelagem é curta e densa, e suas cores são preta, azul, isabela (um cinza amarelado pálido) ou diluição do marrom, com marcas na canela.

Personalidade

Este cão não gosta de estranhos, é um guardião inteligente, capaz, sempre alerta e pronto para proteger sua família ou a casa. É também um companheiro leal, obediente e aventureiro. Alguns podem ser dominantes e reticentes com cães estranhos, e é, geralmente, reservado com quem não conhecem.

Cuidados

É uma raça ativa, que precisa de exercícios mentais e físicos diários para não se tornar frustrada ou destrutiva. Seus requisitos de exercício podem ser atendidos com uma longa corrida ou caminhada. O cuidado da pelagem é mínimo, precisa apenas de escovação ocasional para remover os pelos mortos.

 

Machos Fêmeas
Porte 66 a 72 cm 61 a 68 cm
Peso 40 a 45 kg 32 a 35 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade