País de Origem

Croácia

Porte

Médio

Banho e Tosa

Pouco

Atividade

Muito Alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

Há várias versões para a origem dos Dálmatas, mas não se sabe qual é a certa. Seu nome vem da Dalmácia, região pertencente a Croácia, e já eram vistos em pinturas dos séculos XVI e XVIII. Por serem resistentes e fortes, foram usados como cães de guerra, sentinela, pastor, cão de caça, retriever, e até mesmo cachorro de circo. Após um tempo, foram também utilizados como cão de carruagem, na Inglaterra vitoriana, exercendo um papel prático: proteger os cavalos de outros cachorros, além de embelezar os passeios.

Descrição

É uma das raças mais famosas do mundo!
O Dálmata é uma raça distinta, atlética, musculosa, graciosa e de porte médio. Seu rabo é bem longo e faz uma curva leve para cima. O pêlo é curto, com manchas marrons (fígado) ou pretas sobre o branco.

Personalidade

Brincalhão, enérgico, amigável, inteligente, sensível e leal com a família, os Dálmatas podem ser teimosos, reservados com estranhos e arredios com outros cães, se não socializados adequadamente. Muito inteligente, ele adora praticar atividades, principalmente ao lado do seu tutor.

Cuidados

Criado para correr quilômetros, o Dálmata precisa de muito exercício por causa de sua energia infinita. Não devem ser deixados sozinhos por muito tempo, pois podem se tornar destrutivos ou ficar deprimidos. Embora a pelagem seja curta, perde muito pelo, por isso, a escovação deve ser frequente, amenizando esse problema.

Machos Fêmeas
Porte 58 a 61 cm 56 a 58 cm
Peso 15 a 32 kg 16 a 24 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade