País de Origem

Madagascar

Porte

Pequeno

Banho e Tosa

Regular

Atividade

Média

Convívio com Outros Cães

Bom

História

É uma raça muito antiga e, assim como outras, de origem incerta. Suas raízes possuem versões diferentes, apesar de sua história recente ser bem documentada. Na década de 1970, foi reconhecida como raça pela Societe Centrale Canine, uma “versão francesa” do American Kennel Club. Desde então, ocorreu, também, o reconhecimento internacional. Apesar de sua similaridade com o Maltês, nenhum registro do Coton envolve cruzamentos com os amigos da Ilha de Malta. Toliara, também conhecida como Tulear, é uma região da ilha de Madagascar, de onde se acredita que estes animais vieram. Os europeus teriam dado de presente, para os nobres daquela ilha, o que seriam os ancestrais do Coton de Tulear.

Descrição

O Coton é do estilo Bichon, que são um grupo de raça de cães de companhia – que não têm sua origem relacionada ao trabalho ou ao esporte. Tem porte pequeno, pelos sedosos, olhos grandes e redondos. Seus lindos pelos brancos se sujam com facilidade, exigindo maior quantidade de banhos ou limpezas cuidadosas para mantê-los limpos. São carinhosos e podem ser apegados aos seus donos, mas não de um jeito que os tornem muito dependentes deles.

Personalidade

São cães alegres, dispostos e muito amigáveis. Por isso, podem ser ótimas companhias para as casas com crianças. Além de pacíficos, são pacientes, e se apegam rapidamente às pessoas. Podem ser muito vigilantes, se treinados para isso. Sendo assim, eles têm tendência a latir, avisando seus donos sobre algum perigo. Podem desenvolver um comportamento um pouco agressivo com pessoas que não conhecem ou veem com frequência, com o intuito de proteger os donos.

Cuidados

Seus pelos, sendo compridos, têm muita facilidade para embaraçar, por isso, a escovação deve ser constante – caso não tenha tempo para a escovação, praticamente diária, peça que alguém o faça. Banhos e tosas são indicados regularmente, pois seu pelo precisa de alguns cuidados especiais para se manter limpinho e também não embolar. O adestramento deve ser feito o quanto antes, porque, caso sejam ensinados de forma errada hábitos como onde dormir e fazer suas necessidades, por exemplo, será muito difícil reverter o quadro. O treinamento também ajudará para que não lata excessivamente.

Machos Fêmeas
Porte  25 a 30 cm 22 a 27  cm
Peso 4 a 6 kg 3,5 a 5 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade