País de Origem

Grã-bretanha

Porte

Médio

Banho e Tosa

Regular

Atividade

Muito Alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

A raça se apresenta em duas variedades: pêlo curto ou longo (rough). Esse último, descendente de cães ovelheiros, levados para as Ilhas Britânicas com os romanos há cerca de 2.000 anos. A raça que conhecemos hoje provavelmente se originou na Escócia e no norte da Inglaterra, séculos atrás. Já o de pelo curto era empregado principalmente para guiar o gado e os rebanhos aos mercados, sendo que suas origens parecem ter sido outras. As duas variedades são idênticas na forma há mais de 70 anos.  Nada se compara à influência do filme Lassie, lançado em 1943, na divulgação, reconhecimento e admiração a raça.

Descrição

O Collie destaca-se por ser um cão forte, ativo, gracioso, ágil e veloz. Sua pelagem pode ser de várias cores: tricolor, marta com branco, azul marmorizado (blue merle), canela e branco ou branco com marcas douradas ou pretas.

Personalidade

É um cão dócil, gentil, amigo, sensível, meigo e afetuoso, mas também é ativo, responsável e alerta. Às vezes, pode ser um pouco teimoso, e alguns podem latir muito.

Cuidados

É um cão com uma herança de trabalho e precisa de exercícios mental e físico diários, ou pode ficar frustrado. Uma boa caminhada, corrida, ou um tempo para brincadeira é necessário todos os dias. A escovação deve ser duas vezes por semana no de pelo longo, e, na muda, usar rasqueadeira.

Machos Fêmeas
Porte 61 a 66 cm 56 a 61 cm
Peso 27 a 34 kg 22 a 29 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade