País de Origem

Grã-Bretanha

Porte

Pequeno

Banho e Tosa

Regular

Atividade

Baixa

Convívio com Outros Cães

Bom

História

Origina-se da linha Spaniel, como seu próprio nome diz, de um cruzamento entre pequenos cães Spaniel com outras raças, de origem oriental (como o Spaniel Tibetano e o Chin Japonês). Os criadores estavam em busca de uma antiga linha de pequenos Spaniels, que ficou muito popular por agradar ao Rei Charles II, nos anos 1700. Naquela época, os cães eram usados para aquecer os pés e colos das pessoas do castelo, e ainda atraiam para si as pulgas. O Rei Charles II era tão apegado aos Toy Spaniel, como eram chamados, que a raça foi batizada com seu nome.

Descrição

De pequeno porte, o Cavalier pode apresentar uma cor única em sua pelagem ou ter variações bicolores ou tricolores. Suas cores mais frequentes, entretanto, são as variações em branco e castanho e a composição de castanho, preto e branco (mais nas patas, peito e barriga). Vive bem em espaços pequenos, desde que receba atenção de seus donos. É a companhia ideal para famílias, pois se dá bem com pessoas de qualquer idade e adora dar e receber carinho. Não costuma latir muito, mas costuma uivar e chorar, quando quer atenção ou está chateado com alguma coisa.

Personalidade

Esbanja simpatia, sempre disposto a fazer novas amizades – é, de fato, muito sociável tanto com pessoas, como com outros animais. É muito companheiro, ativo e ideal para famílias com crianças. Precisa de muito carinho e atenção dos seus donos, não podendo ficar sozinho por longos períodos – o que poderia gerar solidão e depressão. Aprende comandos muito rapidamente, tem boa memória, e, como gosta de agradar os donos, é facilmente adestrável.

Cuidados

O principal cuidado com a raça deve ser dar amor e atenção, para que não se sinta sozinha. Também precisa de passeios diários, principalmente se morar em apartamentos, para que, além de se exercitar, socialize com outros cães e pessoas. Como seus pelos são longos, lisos e finos, é preciso escová-lo a cada dois dias, ou diariamente, com um pente ou escova de cerdas firmes, evitando que embolem. O intervalo entre os banhos pode ser um pouco maior, uma vez por mês é suficiente. A apara dos pelos é importante e deve ser feita regularmente na região dos olhos e com alguma frequência no resto do corpo, evitando que nós se formem.

Machos Fêmeas
Porte  30 a 33 cm 30 a 33 cm
Peso 5 a 8 kg  5 a 8 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade