País de Origem

França

Porte

Pequeno

Banho e Tosa

Pouca

Atividade

Baixa

Convívio com Outros Cães

Bom

História

A origem do Frenchie foi resultado de diversos cruzamentos, que aconteceram no século XIX. Naquela época, na Inglaterra, o Bulldog apresentava só um tamanho, já que os animais menores não eram aceitos. Mas, ao serem levados para a França, esses animais começaram a se popularizar. Com a crise econômica do século XIX, muitos desempregados ingleses se mudaram para o norte da França, levando consigo seus Bulldogs menores – além da companhia, o cão era um bom caçador de roedores, muito comuns nos aposentos daquele período. Com isso, a nova raça acabou surgindo e se desenvolvendo. Seu primeiro registro data o ano de 1885.

Descrição

De pequeno porte, é uma raça muito leal aos donos, podendo ser uma ótima companhia para quem mora sozinho ou tem crianças pequenas. Sua principal cor é o fulvo (tom próximo ao caramelo, com muitas variações), podendo ser também fulvo com manchas (tigrado), branco com manchas, preto com manchas ou, ainda, totalmente preto. Por conta do seu focinho achatado, fazendo parte do grupo de raças com síndrome braquicefálica, sofre com dificuldades respiratórias, o que limita suas atividades físicas.

Personalidade

Carinhoso, adora brincar, mas pode ser um pouco teimoso, exigindo um pulso firme na hora de treiná-lo, o que não é tão difícil de ser feito, já que é uma raça inteligente e que adora agradar. Foi criado para ser um cão de companhia, e assim o faz muito bem: é tranquilo e alegre, mas também carente, precisando da atenção de seus donos. Não costuma latir muito, e, quando o faz, com seu latido baixo e rouco, é por algum motivo específico – um estranho chegando, por exemplo.

Cuidados

Como não lida bem com mudanças bruscas de temperatura, é uma raça que fica mais à vontade dentro de casa. Pela sua necessidade de companhia, precisa ficar perto das pessoas que convivem com ele. Não precisa praticar muitas atividades físicas, até porque se cansa rápido, pela sua dificuldade de respirar. Também por esse motivo, costuma roncar muito. Os banhos devem ser ocasionais, evitando dermatites, mas as rugas em sua face devem ser limpas com frequência (gaze e soro fisiológico resolvem), prestando atenção para que, após a limpeza, o local fique bem seco.

Machos Fêmeas
Porte 30 a 35 cm 29 a 34 cm
Peso 8 a 14 kg 8 a 14 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade