País de Origem

Estados Unidos

Porte

Pequeno

Banho e Tosa

Pouca

Atividade

Média

Convívio com Outros Cães

Bom

História

Foi a primeira raça canina totalmente gerada nos Estados Unidos, o que ocorreu através do cruzamento de um Terrier branco com um Bulldog Inglês, em Boston, por volta de 1870. Os cães eram maiores e mais pesados e, posteriormente, foram feitos cruzamentos com o Bulldog Francês, o que resultou na mudança de tamanho da raça. Sendo uma raça de muita popularidade nos EUA, não só como cão de companhia, mas também de exposição, chegou a ser associado ao patriotismo norte-americano.

Descrição

De porte pequeno e estrutura corporal forte, esta simpática raça tem o focinho achatado e as orelhas eretas. Olhos grandes, escuros e redondos, que resultam num olhar doce. Tem pelagem curta e lisa, com textura brilhante, não solta muito pelo e nem tem cheiro muito forte. Suas cores mais comuns são o tigrado, marrom, preto e cor-de-foca (preto com reflexos ruivos), sempre com manchas brancas no antepeito, entre os olhos e no focinho.

Personalidade

Alegre, inteligente e cheio de vida e alegria, o Boston Terrier costuma ficar um pouco desconfiado com estranhos, no começo, mas logo se mostra o cachorro amistoso que é. É a escolha ideal para quem vive em apartamento, pois tende a se dar bem com todo mundo e também a ser muito adaptável. É amoroso e adora brincar, por isso, é uma ótima opção para famílias com crianças. Apesar de ser muito meigo, pode parecer um pouco teimoso, às vezes, o que dificulta, por exemplo, os treinamentos. Mas isso pode ser facilmente contornado com um pouco de paciência e carinho. Não gosta de ficar sozinho, pois é muito emocional, precisando de atenção e carinho.

Cuidados

Como tem o focinho achatado, pode ter dificuldade para respirar. Por isso, os exercícios devem ser moderados, como um curto passeio diário, sem deixá-lo correr muito. Evite temperaturas muito quentes e muito frias, até porque esta raça é suscetível a resfriados. É preciso limpar seu rosto, focinho e orelhas diariamente, com lenço umedecido. A escovação indicada é duas vezes por semana, com banhos a cada três semanas – com shampoo especial para cães. Lembre-se de cortar as unhas regularmente, além de manter limpos seu nariz e olhos, evitando asfixia e infecções.

Machos Fêmeas
Porte 38 a 43 cm 38 a 43 cm
Peso 4,5 a 11 kg 4,5 a 11 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade