País de Origem

Rússia

Porte

Gigante

Banho e Tosa

Regular

Atividade

Alta

Convívio com Outros Cães

Ruim

História

Há indícios de que, já na Idade Média, havia exemplares do que seria um “Borzoi primitivo”, conhecido na época como “Russkaya Psovaya Borzaya”. Já nos séculos XV e XVI, foram iniciados cruzamentos com a finalidade de aprimorá-lo, para que, além de grande, fosse veloz e resistente ao frio, ajudando na caça esportiva na Rússia. Nessa época, ele foi criado em grande escala, e, em 1600, o padrão da raça estava definido. Com o passar do tempo, surgiram sete versões do Borzoi, dentre elas, uma que se chamava “Perchino”, mais parecida com a que conhecemos atualmente. No século XIX, quando a raça foi levada pela primeira vez à Europa Ocidental, sofreu uma pequena modificação, sendo utilizada na agricultura local. Durante a Revolução Russa, pelo Borzoi ter sua imagem associada à nobreza, vários cães da espécie foram mortos. Mas a raça resistiu e sua população voltou a crescer. Atualmente, tem sua imagem ligada ao glamour e ao luxo, sendo, predominantemente, um cão de companhia.

Descrição

De grande porte, é magro, com pernas fortes e pelos macios e compridos. Praticamente todas as cores são aceitas para a raça, mas as mais comuns são o branco, branco com bronzeado, branco e preto e o dourado. Manchas pelo corpo também são permitidas, e, ainda, cães com três tonalidades. Como é, originalmente, um cão de caça, não costuma latir muito, mas pode acabar incomodando algumas pessoas com os uivos que dá às vezes. Se habitua melhor em ambientes com poucas pessoas, não sendo, portanto, ideal para quem procura um cão brincalhão que interaja com as crianças, por exemplo.

Personalidade

É independente, tranquilo, amoroso, educado e, com pessoas estranhas, tímido e desconfiado. Cria laços afetivos muito fortes com seus donos, sendo bastante fiel, além de ser muito dócil e sereno. Apesar de ativo (principalmente ao ar livre), não é muito brincalhão, sendo mais reservado. É inteligente, obediente, veloz e ágil e, por conta dessas características, é frequentemente utilizado em competições de cães. Se for treinado desde pequeno, será sociável com outros cães.

Cuidados

Por se tratar de um cão grande e de origem na caça, é muito ativo fisicamente, precisando de espaço para correr e gastar sua energia. Pensando idealmente, casas com quintais grandes e fazendas seriam os locais perfeitos para ele. Quem vive em apartamento não deve, de jeito nenhum, pensar nesta raça. Sua pele é um pouco sensível, podendo desenvolver problemas, como alergias a determinados produtos, o que deve ser observado de perto, evitando consequências mais graves. Ele precisa de um local confortável e macio para passar a noite. Seus pelos, muitos e compridos, precisam ser escovados, ao menos, três vezes por semana.

Machos Fêmeas
Porte 75 a 85 cm 66 a 75 cm
Peso 25 a 40 kg 34 a 47 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade