País de Origem

Afeganistão

Porte

Gigante

Banho e Tosa

Muito

Atividade

Muito alta

Convívio com Outros Cães

Bom

História

O Galgo Afegão tem suas origens na época dos faraós egípcios – inclusive, também é conhecido como “cachorro egípcio”. Desenvolveu-se através da utilização da raça para a caça, pelos nômades, tornando-se rápido, ágil, resistente e capaz de dar saltos. A raça ficou por muito anos escondida nas montanhas do Afeganistão e, apenas no final do século XIX e início do XX, chegou à Inglaterra, através de um oficial inglês, que tornou-se o primeiro criador oficial estrangeiro da raça. Após isso, foi exportada para os Estados Unidos. Naquela época, era chamado de “Barukhzy Hound”, ou “Galgo Persa”. A raça ficou popular rapidamente, transformando-se numa das mais elegantes e competitivas de cães de exposição. O auge de sua fama se deu nos anos 1970, quando tê-la estava na moda. Isso influenciou, inclusive, a TV e o cinema da época, com aparições da raça em filmes como “101 Dálmatas” e “A Dama e o Vagabundo”, por exemplo.

Descrição

De grande porte, com corpo alto e cabeça alongada, tem pelos sedosos. Na região das costelas, flancos e membros, os pelos são finos e longos. Já nos ombros e ao longo da sela, apresentam-se um pouco diferentes, curtos e fechados. As orelhas são pendulares e cobertas por pelos, assim como o resto do corpo. Seus olhos são triangulares e de cor escura. Sua cauda varia de média a longa e tem poucos pelos – quando em movimento, ela fica alta. Costuma ter pelos escuros, mas a cor dourada também é aceita. Ele precisa de espaço para correr, por isso, não é indicado para apartamentos e/ou espaços pequenos.

Personalidade

São independentes, autossuficientes e podem ser teimosos. No geral, são bem calmos e quietos e dificilmente ficarão no colo dos donos ou responderão a comandos e chamadas – isso porque eles fazem o que estiverem com vontade. Apesar de desconfiados e reservados na presença de estranhos, são sociáveis e convivem gentilmente com os membros da família, tanto com crianças, como com adultos. Quando estão em ambientes abertos, gostam de caçar pequenos animais, por conta de sua origem. Mas eles vivem melhor em ambientes internos, sendo bem limpos e pacíficos. Precisam de caminhadas ou brincadeiras no pátio, diariamente, socializando com outros cães, e até pessoas, ou podem acabar ficando excessivamente nervosos.

Cuidados

O Afghan gosta de locais macios e confortáveis para se deitar, como uma boa cama para chamar de sua. Precisa praticar, em média, uma hora de atividades físicas diárias, podendo ser, por exemplo, uma longa caminhada ou uma corrida mais curta. Se for possível, o ideal seria um lugar espaçoso, como um pátio ou jardim grande, onde pudesse correr à vontade. Os banhos podem ser semanais ou a cada dez dias. Seu pelo precisa de atenção especial, principalmente enquanto filhote, quando houver a troca de pelos. Os adultos devem ser escovados, pelo menos, duas vezes por semana, evitando que os pelos embolem. Não precisa ser tosado por completo, nem no verão, já que costuma aguentar bem temperaturas mais quentes. Os pelos do pescoço e dorso, que são mais lanosos, podem receber aparas com maior frequência.

Machos Fêmeas
Porte 68 a 74 cm 60 a 69 cm
Peso 26 a 34 kg 26 a 34 kg
null
Nível de Energia
Vivacidade
Receptividade a outros cães
Receptividade a estranhos
Receptividade a outros animais
Facilidade de adestramento
Necessidade de exercício
Nível de Afeto
Vigilância
Sensibilidade ao calor
Cuidados com o pelo
Vocalidade