História

Outros nomes populares para a espécie são trinca-ferro-verdadeiro, bico-de-ferro, pixarro e pipirão. Seu canto pode variar um pouco dependendo da região. Essa espécie é encontrada em grande parte do Sul e Sudeste, além de partes do Centro-Oeste e Nordeste.

Tamanho e Cores

As cores das penas apresentam o verde no dorso, com cauda, lados e cabeça em tons de cinza. Tem uma longa listra branca acima dos olhos, assim como a garganta toda branca.

Personalidade

É uma ave extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar seu domínio.

Manejo (como lidar)

Quando em cativeiro, exige uma alimentação variada e um ambiente limpo e amplo, com exposições diárias ao sol, preferencialmente no período matutino. Sua dieta baseia-se em frutos silvestres e insetos, podendo alimentar-se também de pequenos vertebrados, inclusive, quando livres, atacando ninhos de outras aves para alimentar-se de ovos e filhotes.

Destaque (curiosidades)

Sua criação em cativeiro exige autorização especial do IBAMA, uma vez que este pássaro faz parte da fauna brasileira. Seu tempo de vida é de 15 a 28 anos. Os machos e as fêmeas da espécie são visualmente iguais. Seu nome vem da força do seu bico, que é capaz de quebrar sementes mais duras.