História

O curió é um pássaro muito conhecido no Brasil, estando presente em diversas regiões do país. Seu canto tem diversas variações dependendo da região. Esta espécie é, muito provavelmente, nativa do Brasil. Mas há quem acredite que a introdução no país aconteceu porque pessoas escravizadas os trouxeram consigo de países como Angola e Gabão.

Tamanho e Cores

Os pássaros da espécie têm porte pequeno, com aproximadamente 14cm. As penas do macho, quando adulto, são pretas com manchas brancas nas asas e o peito na cor vinho. Já as fêmeas têm uma coloração marrom e também tem uma mancha branca em seu peito.

Personalidade

Tem um temperamento amigável com os humanos e, não é atoa, que seu nome na linguagem tupi significa “Amigo do Homem”.

Manejo (como lidar)

Alimenta-se, basicamente, de alguns insetos, várias sementes, em especial a semente do capim navalha, subindo nos pendões de capim ou catando-as no chão, quando livres.

Destaque (curiosidades)

É um pássaro protegido pelo IBAMA. É ilegal o comércio da espécie, mas não sua criação. O nome Curió em tupi guarani significa “Amigo do Homem”. Na natureza, o Curió macho aprende o canto com o pai. Por isso, é preciso desde filhote ouvir o canto de outros pássaros ou de uma gravação, para que ele aprenda essa habilidade. Como são ótimos imitadores, os Curiós também podem aprender cantos de espécies diferentes se ouvirem estas enquanto filhotes.