História

O Coleiro é uma ave conhecida em diversas partes do Brasil e em alguns países vizinhos, com um canto que é destaque na natureza, que encanta os criadores. Popularmente conhecido como Coleirinho, em cada região um nome diferente para identificar a espécie, que também pode ser chamada de Papa Capim, Tuí Tuí, Papa Mineiro, Papa-Arroz, Gola de Cruz e etc.

Tamanho e Cores

Mede em torno de 12 cm e tem cores que diferenciam machos e fêmeas: o macho possui um colar branco e negro, com um “bigode” branco ou levemente cinza-esverdeado, e podem ter o peito branco ou amarelo. Já as fêmeas têm uma coloração parda e um pouco mais escura nas costas.

Personalidade

O Coleiro é muito sociável e quanto mais cuidado do criador, a ave corresponde com um canto ainda mais forte, em um tom melodioso.

Manejo (como lidar)

Com uma alimentação concentrada em grãos, o Coleiro se alimenta de alpiste com a mistura de outros grãos, como conião, pé de galinha, braquiária e outros porções.

Destaque (curiosidades)

Para os passarinheiros, deve ser realizado um registro de sua criação no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O coleiro é tido como o pássaro mais sociável da fauna brasileira. Os machos fazem questão de participar nos cuidados dos filhotes, podendo até brigar com a fêmea pelo direito de alimentá-los.