História

A calopsita é uma espécie originária da Austrália, mas que foi levada para fora do país a partir do século 19, tornando-se muito popular ao redor do mundo. Seu temperamento é muito dócil perto de outras aves e também dos humanos, o que explica a grande paixão que essa ave gerou como animal de estimação para as famílias brasileiras. A espécie chegou no Brasil a partir dos anos 1970 e ao longo dos anos se popularizou entre os criadores de aves.

Tamanho e Cores

Mede cerca de 30 a 35cm. Existe em doze cores e possui uma crista ereta no alto da cabeça constituída por penas diferenciadas.

Personalidade

É um pássaro inteligente, curioso, feliz e de natureza calma, tanto com outras aves, como com seres humanos. Ótima companheira para famílias grandes e também para quem mora sozinho. Tem bom relacionamento com crianças.

Manejo (como lidar)

Alimenta-se de ração para aves, frutas e legumes crus. Podem viver em gaiolas, se assim acostumadas desde filhotes, ou livres pela casa – para que não haja perigo de voar para bem longe, é preciso cortar a parte interna de uma das asas – procedimento que só um veterinário deve fazer.

Destaque (curiosidades)

Podem aprender a cantar, assobiar e até falar, tal a sua capacidade de imitar sons. Costuma reconhecer bem as pessoas e é particularmente fiel a quem a cuida e treina.