Veja quais são os cuidados necessários na hora de passear com seu cão durante o verão

veja-quais-sao-os-cuidados-necessarios-na-hora-de-passear-com-seu-cao-durante-o-verao

Quem tem um melhor amigo canino em casa sabe que os passeios são indispensáveis. É o momento em que o cachorro pode fazer suas necessidades, gastar as energias e, é claro, curtir a companhia do tutor.

Porém, esses passeios exigem alguns cuidados para preservar a saúde e o bem-estar do animal, especialmente nos dias mais quentes. Veja a seguir algumas dicas que precisam ser seguidas nessas ocasiões.

 

Fuja dos horários de pico do sol

Assim como a forte radiação solar pode ser prejudicial para o ser humano, ela é para o cachorro. Por isso, principalmente durante o verão, procure fazer os passeios diários antes das 10h ou depois das 16h, porque nesses momentos os raios solares estão menos intensos. Além disso, entre esses horários, o asfalto fica muito quente, o que pode machucar as patas. Até mesmo quando o dia está nublado isso pode acontecer, por isso, nunca inicie o passeio sem checar a temperatura do asfalto, fazendo um teste com seu pé ou a palma da mão.

É importante lembrar que os cães também precisam de proteção solar, especialmente os que são albinos. Por isso, converse com o seu veterinário e peça indicação de algum produto que seja adequado para o seu pet.

 

Vá pela grama

No calor, andar pela grama é bem mais confortável para o cachorro do que ficar no asfalto ou calçada. Então, se houver um parque perto da sua casa, por exemplo, ou mesmo ruas com gramado onde seja permitido pisar, opte por esses trajetos na hora de fazer o passeio.

 

Garanta a hidratação do seu pet

Esse também é um cuidado que precisa ser tomado sempre, mas se torna ainda mais essencial no calor. Leve sempre um recipiente com água bem fresquinha para oferecer ao animal durante o passeio, garantindo que ele se mantenha hidratado no percurso. Pode ser que ele não aparente estar com sede, mas mesmo assim é importante estimulá-lo a beber a água. Ele vai se sentir bem mais confortável!

 

Atenção aos acessórios

Se o seu cachorro utiliza focinheira, roupinhas ou até mesmo a própria coleira, preste atenção para escolher acessórios que sejam confortáveis e que não elevem o aquecimento do animal (desde que continuem mantendo a segurança, obviamente).

Dica extra: existe um modelo de bandana refrescante (Outward Kyjen), que usamos aqui em casa e dá uma boa aliviada na temperatura corporal das cadelas durante o passeio. Ela é feita com cristais de polímero não tóxicos que mantém a bandana fresquinha por várias horas e ainda é reutilizável (lavável à mão). Embora a bandana ajude, ela pode não ser suficiente em condições extremas de calor ou extremo esforço. O tempo de duração dos efeitos vai depender das condições de calor e umidade do clima.

 

Se necessário, conte com ajuda especializada

Se você não tem disponibilidade para passear com o cachorro nos horários mais adequados por conta do calor, talvez optar por um passeador pode ser uma boa alternativa. Do mesmo modo, se você vai viajar de férias e não vai levar o cachorro junto, deixe-o aos cuidados de alguém ou de algum hotel que vão dar continuidade à rotina de atividades dele. Isso é essencial.

Lembre-se de sempre observar os sinais que o seu cachorro mesmo transmite. Você vai perceber quando ele estiver com muito calor, desidratado ou desconfortável.

👉 Quer saber mais sobre como cuidar adequadamente do seu amigo, com dicas e ainda indicações de produtos e serviços com desconto? Faça o download do nosso aplicativo e tenha acesso a todo o nosso conteúdo e recomendações!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles