Terapias alternativas para tratamento de pets

terapias-alternativas-para-tratamento-de-pets

As terapias alternativas são excelentes para quem busca maior qualidade de vida e longevidade para os pets. Hoje em dia, cada vez mais tutores têm investido em soluções naturais e menos invasivas para amenizar as dores e desconfortos dos animais, apostando em diferentes técnicas.

Além de ótimas aliadas no tratamento de doenças, as terapias alternativas também funcionam em casos de estresse e hiperatividade, evitando que esses problemas se tornem mais graves. Nesse post, a gente te conta quais os benefícios e as principais técnicas dessa área.

Benefícios

O uso constante de medicamentos pode causar danos ao fígado ou estômago. Por isso, optar por uma terapia alternativa pode trazer diversos benefícios para seu pet, principalmente por não apresentar efeitos colaterais.

Essas técnicas são indicadas para várias doenças e, quando utilizadas como um complemento para os remédios, apresentam resultados positivos na reabilitação. Mas não é apenas para o tratamento de doenças que as terapias alternativas funcionam. Animais que se mostram muito estressados e agitados também podem contar com essa aliada para o relaxamento e bem-estar.

Principais opções de terapias alternativas

Atualmente, existem diferentes técnicas que podem auxiliar em cada momento. A seguir te mostramos cinco opções principais.

1. Musicoterapia

Esse método utiliza elementos como ritmo, melodia, som e harmonia para proporcionar mudanças positivas no pet, diminuindo o estresse e fazendo com que ele responda melhor durante o tratamento de doenças.

Para que a técnica não gere o efeito contrário do proposto, é preciso utilizar o ritmo musical adequado às necessidades de cada animal. Lembre-se de que as sessões devem ser feitas por profissionais que, a longo prazo, poderão passar atividades para que o próprio responsável realize em casa.

2. Florais

Essa terapia é indicada para animais hiperativos, que apresentam depressão, sejam muito estressados ou tenham dificuldade de adaptação. Atuando no emocional e bem-estar, os florais auxiliam em questões relacionadas ao comportamento.

Outro ponto positivo é que o tratamento é feito de forma muito fácil: basta pingar algumas gotas na língua do cão ou gato, seguindo sempre as recomendações de um especialista.

3. Acupuntura

Muito conhecida por sua aplicação nos humanos, nos pets essa técnica também é realizada por meio de agulhas, que estimulam no controle ou combate de determinada doença. Ela é indicada principalmente para tratar problemas respiratórios, dermatológicos, neurológicos, musculares ou gastrointestinais.

4. Shiatsu

Baseado na pressão dos pontos energéticos vitais, esse método terapêutico estimula os órgãos internos, além de trazer benefícios aos animais que apresentam ansiedade ou agressividade. Ao pressionar os dedos, os músculos do corpo são aliviados e a circulação é ativada, trazendo melhoras em categorias emocionais, químicas e físicas.

5. Reiki

A técnica do Reiki é feita por meio da colocação das mãos do especialista, que canaliza a energia vital e retoma o equilíbrio emocional e físico do pet. Entre os benefícios estão o alívio das dores e a redução dos efeitos colaterais de medicamentos.

Outro benefício é que também é possível limpar energeticamente o ambiente em que o animal está inserido, trazendo uma melhora na harmonia da família.

Conte sempre com a ajuda de profissionais

As terapias devem ser indicadas e feitas sempre por profissionais qualificados, que tenham experiência na área. Durante todas as etapas da vida dos animais, é importante contar com um veterinário, pois é ele quem irá diagnosticar uma doença com antecedência e apontar a melhor solução.

Por isso, antes de submeter seu animal a qualquer tipo de tratamento, procure o atendimento e a indicação de um profissional da área, pois os procedimentos necessitam obrigatoriamente do acompanhamento profissional para agirem da melhor forma possível.

👉 Agora que você já sabe tudo sobre terapias alternativas, baixe nosso site e fique por dentro de todas as dicas e promoções de produtos para pets.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles