Por que os gatos mordem? Saiba aqui

por-que-os-gatos-mordem-saiba-aqui

Você adota um gatinho e, de “brinde”, ganha algumas mordidinhas que nem sempre consegue identificar se são de amor – ou tudo menos isso.

No geral, podemos dizer que praticamente todos os felinos mordem – mas cada um deles por um motivo. Alguns te mordem ao se sentirem ameaçados, como uma forma de defesa; e outros estão tranquilamente recebendo afagos e carinhos quando te dão o “bote” e, literalmente do nada, decidem lhe morder.

Mas afinal, porque será que os gatos mordem?

  • Será que eu fiz algo de errado?
  • É um comportamento para se preocupar?
  • Será que ele não gostou do meu carinho?
  • Está irritado com minhas atitudes?

Muita calma nessa hora!

Vamos te ajudar a responder algumas dessas questões a seguir, listando os principais motivos pelos quais os bichanos mordem. Quem vem?

Por que os gatos mordem? Saiba aqui

Insegurança ou medo de algo

Alguns gatos mordem os donos ou desconhecidos depois de se sentirem ameaçados. Esse medo pode acontecer quando alguém desconhecido chega em casa ou até por conta de ruídos, como o barulho do secador, da máquina de lavar ou de uma trovoada, por exemplo. Há uma tendência de que nesse caso ele se esconda – e quem chegar perto pode tomar uma mordida.

Brincadeiras

Há também uma boa parcela de gatos que gosta de morder quando quer brincar. Isso mesmo: os felinos não medem muito bem à força e podem estar demonstrando que querem se divertir quando mordem. No geral, é um comportamento mais comum nos filhotes e para não estimulá-lo na fase adulta, o ideal é não recompensá-lo nesses casos, além de oferecer pelúcias ou bolinhas quando eles começarem com as mordidas.

Desconforto

Se coloque no lugar do pet: ele não tem como lhe falar quando algo está errado, então vai usar outras estratégias para demonstrar.

O gato pode morder, por exemplo, quando você faz carinho em uma região do corpo que ele não gosta que toque; ou após você ter tomado alguma atitude (mesmo sem querer) que tenha o machucado, como mexer ou pisar em seu rabo, por exemplo.

Acenda o sinal de alerta se…

Outros sintomas forem observados junto com as mordidinhas, como miados frequentes, falta de apetite, vômito, diarreia ou perda de peso. O gato pode estar tentando te mostrar que há algo de errado por meio das mordidas.

—-

Bom, é provável que a essas alturas do campeonato você tenha entendido que cada gato morde por um motivo, vai dizer? Sendo assim, nossa indicação é que você observe o seu felino, o que deixa ele estressado e/ou mais à vontade para entender quais são as motivações pessoais dele para te morder/ou morder alguém.

Estamos combinados assim?

Quer ficar por dentro de mais materiais como esse sobre os pets?

Então não deixe de baixar o nosso app, no qual você sempre vai receber curiosidades sobre os gatos e cachorros, como também ficará por dentro das principais tendências, novidades e promoções para o seu pet.

Esperando o que para conferir? Estamos ansiosamente te esperando por lá!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles