Os cuidados necessários com filhotes recém-nascidos

os-cuidados-necessarios-com-filhotes-recem-nascidos

Para quem ama pets, ter filhotes em casa é sempre uma alegria. Mas animais recém-nascidos precisam de cuidados específicos, diferentes daqueles dispensados aos que já estão crescidos. Para descobrir quais são eles, confira o artigo a seguir:

Cuidados maternos

Caso você tenha uma fêmea e ela dê à luz a filhotinhos, cuidar deles será bem mais fácil, porque, assim como as mães humanas, as de quatro patas também cuidam de seus rebentos com muito carinho e atenção. Porém, quando você precisa tratar de filhotes recém-nascidos que, por algum motivo, não podem receber os cuidados da mãe, é necessário ainda mais dedicação, mas é totalmente possível mantê-los saudáveis e fortes!

Calor do ambiente

Filhotes recém-nascidos, nas primeiras semanas de vida, não conseguem se aquecer por conta própria, correndo o risco de sofrer hipotermia. Por isso, é necessário se assegurar de que o bichinho receba o calor necessário por meio de fontes externas.

O ideal é montar para ele uma espécie de ninho, com uma cama específica para animais, ou mesmo com uma caixa de papelão. O importante mesmo é que não haja contato direto com o piso, para que a caminha não se resfrie. Forre o local com jornais antes de prepará-lo para os filhotes.

Para aquecer o ninho, utilize mantas, toalhas e até mesmo bolsas de água quente, sempre com muito cuidado para não provocar queimaduras. Mesmo em casos em que os recém-nascidos estão sendo aquecidos pela mãe, é preciso manter ambos, filhotes e progenitora, bem aquecidos.

Observe os filhotes de perto

Os primeiros meses de vida de um animal é um momento muito frágil. Sendo assim, é preciso observá-lo de perto para garantir que ele está crescendo saudável e que nada atrapalhe seu desenvolvimento.

Observe se os filhotes respiram e se movimentam normalmente, e também se estão ganhando peso. Dê atenção especial ao período de amamentação dos pets e, caso perceba qualquer comportamento estranho, procure um veterinário.

Atenção a amamentação

Como dissemos acima, a amamentação dos filhotes é uma fase que exige atenção especial de seus donos. Isso porque é nesse período que eles recebem as substâncias necessárias para sobreviverem e crescerem fortes, como proteínas, gorduras, carboidratos e imunoglobinas.

Geralmente, tudo isso é transmitido aos bichinhos através do leite materno, mas, caso a mãe dos filhotes não possa alimentá-los, cabe ao dono nutri-los com leite específico para os recém-nascidos, utilizando mamadeiras e seringas.

Além disso, é necessário respeitar a quantidade de vezes que o animal deve receber o leite até que possa se alimentar com comidas sólidas. Esse fator será determinado por um profissional, de acordo com o peso e porte do filhote.

Iluminação

Um dos importantes cuidados que se deve ter com os filhotes recém-nascidos, é a proteção contra a luz. Animais com dias ou semanas de vida possuem olhos muito sensíveis, por isso, nesse período, é preciso garantir que eles não sejam expostos à luz direta.

Necessidades fisiológicas

Filhotes recém-nascidos precisam de estímulo materno para fazer suas necessidades. Quando isso não acontece, o animal até consegue urinar e evacuar por conta própria, mas sente muita dor e grande desconforto.

Nesses casos, o cuidado necessário é estimular a região genital e perianal do animal com um algodão molhado em temperatura morna, imitando as lambidas da mãe, até que ele faça suas necessidades. Nas primeiras semanas, esse procedimento deve ser feito dez vezes ao dia.

Vacinação e vermifugação

A vacinação e a vermifugação são as melhores maneiras de proteger os pets contra infecções e infestações parasitárias. Mas existe a idade e o período necessários em que as vacinas e medicamentos devem ser administrados, que serão indicados com precisão por um médico veterinário. É de extrema importância que os animais visitem um veterinário periodicamente desde o nascimento, para que qualquer possível problema seja identificado ainda no começo, e os bichinhos cresçam saudáveis e felizes.

Além dessas dicas, a melhor maneira de cuidar de filhotes recém-nascidos é dedicar a eles muito amor e afeto, proporcionando um ambiente tranquilo e acolhedor. Para mais dicas de cuidados e novidades sobre o mudo pet, baixe nosso aplicativo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles