Mitos e verdades sobre gatos

mitos-e-verdades-sobre-gatos-20210506153517.jpg

Você sabia que o Brasil tem a segunda maior população de felinos do mundo? Pois é, mas toda essa adoração ainda é cercada por muitos mitos, como aquele que afirma que os bichanos são completamente independentes e desapegados, por exemplo. Pensando nisso, trouxemos, neste artigo, os principais mitos e verdades sobre os gatos.

Vamos juntos conferir?

8 mitos e verdades sobre os gatos

1. Gato odeia tomar banho

Mito!

Na verdade, os felinos são animais extremamente limpos – motivo pelo qual dedicam tanto tempo do seu dia apenas limpando os próprios pelos, o que para eles é um sinal de que estão saudáveis.

Se acostumar os gatos desde pequenos eles facilmente se adaptarão à água. No entanto, é comum que logo após eles prefiram se lamber para tirar o excesso dos perfumes.

2. Gatos não gostam de cachorros

Tá aí mais um grande mito sobre os felinos. Quando são acostumados no mesmo ambiente, não demora para que cães e gatos se tornem companheiros, desenvolvendo várias brincadeiras além, é claro, de uma boa convivência.

3. Gatos domésticos devem permanecer dentro de casa

Verdade! Essa ideia de que os gatos devem exercer sua liberdade de ir e vir fora de casa não passa de um grande mito, que, além de tudo, pode favorecer a proliferação de doenças, assim como a diminuição da sua expectativa de vida. Sendo assim, o recomendado é que o gato doméstico não tenha acesso à rua.

4. A castração de gatos evita doenças e o controle da natalidade

Verdade!

A iniciativa traz inúmeros benefícios para a vida do animal, tanto do ponto de vista comportamental, uma vez que o gato castrado tende a evitar fugas e brigas, como no sentido de diminuir doenças (como câncer) e evitar a procriação inesperada que pode favorecer o abandono.

5. Gatos adoram leite

Mito!

Os gatos devem ser acostumados a consumirem apenas ração própria para sua espécie e água. O único leite recomendado para os felinos é o materno, ou seja, aquele consumido da sua própria mamãe quando eles ainda são filhotes. A maioria dos gatos adultos não possui mais a enzina que atua na digestão da lactose, fazendo o consumo de leite ou derivados causar problemas digestivos.

6. Gatos precisam de produtos para combater carrapatos e pulgas

Verdade! Ainda no caso dos animais que só ficam dentro de casa, os parasitas comumente dão um jeito de entrar no ambiente domiciliar. Sendo assim, é recomendado que de tempos em tempos os tutores ministrem medicamentos (em comprimido ou aplicação na pele) para garantir a saúde e proteção dos bichanos.

7. Gatos sempre caem em pé

Mito!

Ainda que na grande maioria dos casos os gatos, altamente flexíveis, consigam se virar antes de cair, isso não impede que eles se machuquem, principalmente quando caem de uma altura muito elevada. Sendo assim, cuide bem do seu bichano e evite permitir que ele corra riscos.

8. Gatos se apegam mais ao ambiente do que aos donos

Por fim, mas não menos importante: mito também!

Os gatos são sim altamente apegados e amam os seus donos – independentemente do lugar onde eles decidem viver. Os gatos mais territorialistas são os que vivem na rua.

 
Você não vai ficar de fora dessa novidade, né? Então baixe agora mesmo nosso app (disponível para IOS e Android).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles