Conheça 3 cuidados que você deve ter com o seu gato

3-cuidados-que-voce-deve-ter-com-o-seu-gato

Gatos são companheiros leais e carinhosos. Como são independentes, criar um gato é geralmente simples e tranquilo. No entanto, existem alguns cuidados que você deve ter para evitar alguns acidentes e problemas de saúde comuns aos felinos. Veja, neste artigo, os três principais cuidados que você deve ter com seu gato.

1. Saúde renal

É muito comum que os gatos apresentem problemas de infecção urinária ao longo da vida. Isso é especialmente comum conforme vão ficando mais velhos. Esse tipo de problema é bastante grave e pode comprometer a vida do seu peludo. Portanto, verifique sempre se ele está bebendo bastante água e se ele faz xixi ao longo do dia. Alguns sinais de que algo não vai bem é quando o gato se posiciona para urinar, mas não sai nada. Isso é um forte sinal de que ele pode estar com algum tipo de infecção.

Uma dica para prevenir o problema é evitar alimentá-lo sempre com sachês de ração ao molho, já que esse produto contém muito sódio. Outra dica é fazer com que ele beba bastante água. Troque a água da vasilha sempre que possível e nos dias mais quentes coloque uma pequena pedra de gelo.

É importante também trocar a caixinha de areia regularmente. Gatos são muito higiênicos e não gostam de usar o penico quando está sujo. Para evitar que ele fique segurando a urina mantenha o banheiro dele sempre bem limpinho.

2. Cuidados com olhos e boca

Os olhos dos gatos também costumam ser sensíveis. Quando notar algum acúmulo de secreção limpe sempre com uma gaze umedecida em soro fisiológico. Caso o problema seja recorrente consulte um bom veterinário, pois pode ser um caso de conjuntivite.

Outro cuidado essencial é com a saúde bucal do gato. Isso porque eles podem desenvolver doenças como gengivite e halitose. Essas doenças podem causar dor, perda de apetite e até mesmo a perda dos dentes. Por isso, escove os dentes do seu gatinho ao menos uma vez por semana. Existem no mercado escovas e cremes dentais especializados para pet.

3. Cuidado com as brincadeiras e hábitos dos felinos

Gatos, especialmente os filhotes, adoram brincar com cordões e fiozinhos. Portanto, é preciso ter bastante atenção para não deixar esse tipo de objeto jogado pela casa. Isso porque o seu amigo pode engolir e engasgar. Está liberado brincar com o seu gato com um cordão, mas só quando você estiver observando.

Aliás, a brincadeira deve fazer parte da rotina. Muita gente acredita que os gatos são frios e não ligam para os donos. Nada mais falso! Os gatos são muito carinhosos e brincar com eles vai fazer com que se desenvolvam melhor e tenham uma relação de ainda mais amor com seu dono.

Outro cuidado importante é devido ao fato de que os gatos têm hábitos noturnos. Portanto, se ele ver a possibilidade de sair de casa para um passeio à noite é provável que ele o faça. Uma ideia para evitar isso é colocar tela nas janelas. Castrar o gato também é uma boa forma de mantê-lo mais caseiro.

Por fim, lembre-se de levar seu amigo ao veterinário regularmente para manter as vacinas em dia e avaliar a sua saúde bucal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles