Entenda o que o miado do seu gato está querendo te dizer

entenda o que o miado do seu gato esta querendo dizer.jpg

Quem tem gato como animal de estimação sabe que, ao contrário do que muita gente diz, esses animais são bastante sociáveis e interagem muito bem com seus tutores. É por esse motivo que estabelecer uma boa comunicação com os bichanos é muito importante e proveitoso.

Assim como os cachorros, gatos são capazes de se comunicar através do miado. Sim, esses bichinhos não saem miando pelos cantos da casa à toa, e entender a forma como eles se comunicam através do miado possibilita uma maior percepção de suas necessidades e desejos.

Cada espécie de gato se comporta de uma forma diferente quanto ao miado. Há aqueles animais que miam com bastante frequência e também os que miam muito pouco ou quando o fazem, emitem um som bem baixo.

Por causa dessas variações, o ideal é buscar conhecer bem o seu gato e com a convivência ir decifrando o comportamento dele. Mas essa não é uma tarefa difícil, já que com uma boa dose de atenção e interação, é possível passar a entender os hábitos do seu animal e o que cada manifestação da parte dele significa.

De um modo geral, podemos considerar algumas principais circunstâncias que fazem o gato miar. Confira quais são elas.

Fome:

Essa é uma das principais razões do miado prolongado de um gato. É como se ao miar, o bichano estivesse pedindo comida e atraindo você até o local de sua ração. Esse tipo de miado costuma ser alto e curto e normalmente só cessa quando o gato tem seu pedido atendido.

Necessidade de atenção:

Gatos gostam de interagir com humanos e quando eles começam a ronronar, miam e ao mesmo tempo se esfregam em você, significa que desejam um pouco de atenção e carinho.

Recepção:

É muito comum os gatos miarem quando seus tutores chegam em casa; se o seu faz isso de uma forma serena e de modo curto, significa que ele está feliz em receber você.

Dor:

Gatos costumam comunicar que algo não está bem como em situações de dor através de um miado longo, alto e repetitivo. Se esse comportamento for percebido é ideal levá-lo ao veterinário para ter certeza de que não há algum problema com sua saúde.

Stress:

Um miado longo e alto pode significar também que o gato está estressado ou se sentindo inseguro.

Cio:

Gatas no cio normalmente emitem miados bastante altos que podem ser associados com berros. Esse é um dos tipos de miados mais característicos e geralmente as pessoas costumam identificá-lo com facilidade.

Necessidade de liberdade:

Mesmo os gatos que vivem em residências não gostam de ambientes muito pequenos ou fechados e para manifestar sua necessidade de um pouco mais liberdade, é muito comum que eles miem quando querem estar em um espaço mais aberto e arejado.

Fúria:

Um miado longo e agudo, acompanhado de grunhidos e rosnados merece atenção. Nessas situações o gato pode estar furioso com uma pessoa ou outro animal e pode se tornar agressivo.

 

Agora que você já tem uma boa ideia do que o miado do seu gato quer dizer, você será capaz de cuidar ainda melhor dele e oferecer ao seu animal mais conforto e bem-estar. Baixe nosso app com dicas e promoções de produtos e serviços para pets e facilite ainda mais sua vida e de seu gato.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles