Dicas para tirar o cheiro de cão ou gato de casa

dicas-para-tirar-o-cheiro-de-cao-ou-gato-de-casa

Cães e gatos são carinhosos (cada um do seu jeito, certo?), agradáveis e fiéis. Por isso, não se render aos encantos desses amigos de quatro patas quando eles fazem uma carinha de sapecas, é quase impossível.

Embora seja fácil conviver com nossos pets, fazer a limpeza e a higiene correta de uma casa com animais nem sempre é uma tarefa fácil. Isso acontece porque, além das sujeiras que eles podem trazer da rua, quando saem para passear, o próprio suor desses nossos amiguinhos pode impregnar por toda a parte.

E acredite, não adianta querer dar banho neles com maior frequência para tentar evitar esses odores. Na verdade, banhos em grande quantidade podem fazer muito mal para cães e gatos. Claro, gatos possuem um senso de higiene único, mas estamos falando de banhos com água e produtos específicos, ok?!

Por isso, o certo é que a responsabilidade de manter os ambientes limpos seja totalmente sua e de sua família.

Mas fique calmo! Hoje, vamos dar algumas dicas de como você pode tirar de vez o cheiro que os seus pets deixam pela casa. Pronto para essa missão? Então vamos lá!

Foco nos pontos principais

Antes de falarmos dos melhores truques para fazer aquela limpeza pesada e eliminar qualquer odor que os seus bichinhos possam ter deixado dentro de casa, vamos pensar em uma “estratégia de ataque”.

Portanto, nada de pegar um esfregão e um balde e sair molhando tudo! A ideia é saber onde o cheiro costuma fixar e investir todas as suas forças nessas regiões.

Lave os tecidos

Calma, a gente sabe que esse título parece bastante amplo e não, você não precisa lavar qualquer superfície felpuda da casa (ufa!). A ideia, nesse caso, é lavar itens onde seus pets costumam encostar constantemente, como cobertas, fronhas, capas de almofadas e cortinas longas. Jogue tudo na máquina de lavar e espere a mágica acontecer.

Invista na limpeza dos tapetes

Achamos um culpado! Se existe um item na casa que pode ser responsável por todos os maus odores dos ambientes, com toda a certeza estamos falando do tapete.

Você acha confortável pisar sem sapatos em um tapete macio? Pois é, seus pets também! Portanto, envie essas peças para uma lavanderia ou utilize um limpador a vapor para higienizá-las em casa.

Cuidado com os estofados

Infelizmente, ainda não inventaram uma máquina de lavar grande o bastante para nos poupar o trabalho de limpar um sofá ou uma poltrona por conta própria (mas não vamos perde a fé!).

Se você precisa dar conta desses móveis, a ideia é simples: comece aspirando a superfície para retirar os pelos. Em seguida, use um spray que neutralize odores em estofados. Simples e eficiente!

Certo, mas quais produtos devo usar?

Que tal uma listinha com três produtos certeiros? Então, anote aí:

– Produtos comerciais: existem diversos produtos no mercado que podem ajudar na eliminação de odores de animais. Alguns, inclusive, são próprios para móveis e roupas, enquanto outros são destinados a pisos. Você pode encontrá-los com facilidade em pet shops e lojas especializadas (não se esqueça de conferir pelo nosso app);

– Bicarbonato: o bicarbonato de sódio é extremamente eficiente, sem ser agressivo. Você pode “polvilhar” o bicarbonato pela casa enquanto seu pet faz um passeio e retirar com um pano úmido. No caso de manchas de xixi antigas, faça uma pasta com algumas colheres de bicarbonato e pouquíssima água e aplique na região, removendo após algumas horas. O melhor de tudo? Além de eficaz, é muito econômico;

– Vinagre de maçã: o vinagre de maçã é rico em pectina e em ácido málico. O que isso significa? Que ele possui tudo o que precisa para combater bactérias e cheiros ruins. Você pode aplicar o vinagre direto nas superfícies, esperar secar e então tirar o excesso com um pano úmido. Se a aplicação for feita em materiais sensíveis ou se você tem medo de estragar a superfície, basta diluir o vinagre em um pouco de água. Não tem erro!

Aqui estão algumas dicas extras para você

Nós amamos pets e sabemos muito bem como é trabalhoso manter a casa limpinha e cheirosa com eles por perto (mas não se engane, a gente também sabe que ter um animalzinho é tudo de bom!).

Por isso, aí vão algumas dicas extras para lhe ajudar no dia a dia:

– Limpe a casa com frequência, para evitar que os odores se acumulem;
– Tente treinar seu pet para que ele faça suas necessidades em um local específico;
– Troque fronhas e cobertas sempre que possível;
– Invista em um bom purificador de ar;
– Leve seu bichinho no veterinário regularmente. Muitas vezes, o cheiro forte pode ser sinal de algum problema mais grave. Não dê bobeira!

👉 Gostou das nossas dicas? Então baixe agora o nosso app e fique por dentro de todas as novidades do mundo pet (disponível no IOS e Android).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles