Dicas para minimizar o mau hálito dos cachorros

dicas-para-minimizar-o-mau-halito-dos-cachorros

A presença de mau hálito em cachorros é algo muito frequente, mas apesar de comum, ao contrário do que muitos pensam, não é natural. O odor desagradável é sinal do acúmulo de bactérias que, ao longo do tempo, resultam em placas de tártaro e inflamações bucais, como a gengivite.

O mau hálito tem como motivo principal a falta de higienização correta, que pode ser tratado de forma simples, mas em alguns casos, pode ser causado por problemas de saúde mais sérios, como infecções em órgãos internos.

Para evitar que seu pet sofra com esses problemas, aprenda a protegê-lo com nossas dicas de como minimizar o mau hálito dos cachorros:

1. Higienização correta

Como já dissemos, a falta de higienização é a maior causadora de mau hálito nos cães, por isso, o melhor jeito de evitá-lo é escovando os dentes do pet todos os dias.

A escovação diária elimina todos os resíduos acumulados nos dentes do animal, impedindo a proliferação de bactérias e a formação de placa dentária, responsáveis pelo mau hálito.

Se você nunca escovou os dentes do seu pet, pode ser que leve um tempo para fazê-lo se adaptar à novidade. Comece com uma dessensibilização, utilizando uma dedeira específica para animais e realize a escovação com menos frequência. Após alguns dias, passe a usar escova e pasta específicas para a raça e porte do animal.

Atualmente, existe no mercado uma grande variedade de cremes dentais com os mais diversos sabores para agradar os cãezinhos. Faça alguns testes e descubra qual deles é o favorito do seu. Isso deixará a escovação ainda mais fácil.

2. Comida de qualidade

A alimentação adequada é essencial para manter a saúde bucal dos cachorros em dia e, assim, evitar que eles tenham mau hálito.

A mastigação funciona como uma escovação natural para os cães, uma vez que os grãos de rações secas ajudam a remover o tártaro e a placa bacteriana. Petiscos específicos para a limpeza bucal também são uma ótima opção para minimizar o mau hálito.

A qualidade do alimento escolhido, assim como para os humanos, também faz diferença para a saúde do animal como um todo. Por isso, na hora de comprar a ração do seu pet, priorize marcas reconhecidas e escolha aquela que for indicada para seu porte e raça.

3. Brinquedos também ajudam

Brinquedos feitos especialmente para cachorros, além de ajudá-los a gastar energia e controlar a ansiedade, também são excelentes para a limpeza dos dentes e prevenção do mau hálito. Para isso, opte por objetos feitos de borracha natural e com consistência dura, lembrando sempre de averiguar a qualidade do produto escolhido.

4. Tratamento profissional

Em alguns cães, principalmente aqueles que nunca tiveram seus dentes escovados, o tártaro e a placa bacteriana não podem ser retirados com higienização caseira, o que torna impossível minimizar o mau hálito sem a ajuda de um profissional.

Se esse é o caso do seu cachorro, a recomendação é procurar um médico veterinário que realize a limpeza clinicamente, com todos os cuidados e precauções necessárias.

5. Atenção aos sinais

Embora o mau hálito, na maioria das vezes, seja apenas consequência da falta de escovação, há a possibilidade de que o cheiro ruim seja um sinal de problemas mais graves. Por isso, uma vez que seu pet não consegue falar nem apontar o que o incomoda, é preciso estar atento aos sinais.

Gengivas muito vermelhas e dentes amarelados não são comuns. No primeiro caso, a gengiva irritada, que sangra com facilidade, é indicativo de gengivite (inflamação gengival), podendo evoluir para periodontite com perda dentária.

Já a mudança na coloração dos dentes indica o acúmulo excessivo de tártaro que pode resultar na perda dos dentes e até mesmo em infecções bacterianas graves em outras partes do corpo do animal, como o fígado e o coração.

Sendo assim, caso o mau hálito não diminua com as dicas acima ou esteja associado a outros sintomas, procure um veterinário. Consultas periódicas a um profissional também são importantes para manter seu cachorro saudável e feliz.

Em nosso app você encontra as melhores dicas para cuidar do seu pet, além de todas as novidades desse universo e promoções incríveis. Baixe agora.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles