Desmame de filhotes: curiosidades, cuidados e mais!

desmame em filhotes curiosidades

O desmame de filhotes é um processo muito comum por conta da doação ou venda dos bichinhos para seus novos lares. Afinal, torna-se necessário finalizar a amamentação e começar com outros alimentos.

Porém, é algo que acontece em etapas, para que não haja prejuízo para a saúde dos animais nesse período ou no futuro. Sendo assim, com as dicas certas, conseguimos fazer com que os filhotinhos passem por isso de maneira saudável e tranquila.

Qual a hora certa de iniciar o desmame de filhotes?

O desmame pode começar quando os recém-nascidos completarem quatro semanas de vida. Porém, isso se trata de um processo, não basta apenas retirar os filhotes do convívio com a mãe. Nessa idade eles já estão mais fortes, mas precisamos levar o desmame aos poucos.

Isso porque, com quatro semanas em diante, eles estão desenvolvendo seus dentinhos, o que deixa tudo mais fácil. E o motivo é que os dentes passam a incomodar a mãe, então a cadela acaba por incentivar esse desmame.

Diferente dos humanos, essa fase passa rápido e com poucas semanas de vida os cãezinhos são capazes de se alimentar fora do convívio com a mãe. Nesse momento, são introduzidos alimentos específicos para os pequenos se desenvolverem.

O desmame na prática

Com a chegada das quatro semanas e dos dentinhos, a cadela passa a ficar incomodada com os filhotes na hora da amamentação. Essa é a oportunidade de começar com os alimentos pastosos, aos poucos e com acompanhamento o tempo todo por parte do tutor.

Para essa nova fase existem produtos como as patinhas para filhotes. Além de oferecer o produto certo é preciso paciência, porque os animais estão provando pela primeira vez, estão em adaptação. Conforme a comida se torna cada vez mais famílias, o pet consegue comer sozinho sem problemas.

O preparo também é muito simples, essas papinhas vêm em pó. Você só precisa misturar com água até ficar pastoso. Depois disso é preciso consumir para evitar contaminação.

O processo demora quanto tempo?

Não existe uma resposta definitiva sobre o fim do desmame, porque vai depender de muitos fatores. Como se trata de começar com hábitos para cães tão novinhos precisamos de paciência. Em alguns casos pode ser mais rápido ou mais lento.

Cabe ao tutor observar o desempenho dos filhotes na hora de comer. Quando passarem a se comportar de maneira mais ativa sobre a comida é porque estão aprendendo a comer sozinhos e prontos para a nova fase.

Assim acontece o desmame de filhotes, um processo mais simples do que parece. Essa situação requer de você paciência com os bichinhos, dedicação e compra da alimentação correta para eles. Porque conforme crescem, a comida continua mudando.

Primeiro pastosa, depois úmida, até que eles possam comer a ração. Tudo isso sem pular etapas, a fim de que possam se desenvolver de forma saudável, sem comprometer seu sistema gastrointestinal no futuro. São cuidados que garantem a transformação do filhote fofinho em um lindo cão, bem cuidado e feliz.

Aproveite para conferir produtos com descontos para o seu pet, basta baixar o nosso app!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp