Cuidados que um tutor deve ter para ter um gato em apartamento

Mädchen mit baby katze

Apesar de serem calmos e preguiçosos na maioria do tempo e de dormirem aproximadamente dois terços das suas vidas, os gatos são animais bem ativos e que precisam de muitas atividades e atenção, especialmente até completarem três anos e se tornarem efetivamente adultos. Essa atenção deve ser redobrada para aqueles que moram em apartamentos e decidem adotar um amigo felino.

Os gatos se adaptam bem em apartamentos por possuírem um perfil mais caseiro e territorialista do que os cães, porém existem alguns cuidados especiais que os tutores devem ter para não acabar prejudicando a saúde dos bichanos. Confira a seguir!

Segurança

Como sempre, a segurança deve ser citada em primeiro lugar para garantir o bem-estar do seu pet. Os gatos são muito instintivos, e alguns de seus instintos como o da caça simplesmente nunca irão passar.

Isso significa que se o gato perceber uma presa ou movimentação suspeita, ele pode se jogar da janela sem pensar duas vezes. Por isso, o primeiro quesito em segurança é colocar telas de proteção para que não haja esse risco e para que o gato possa transitar com segurança nos parapeitos das janelas, pois adoram ver o movimento de lugares altos.

Outros fatores de segurança se assemelham ao de crianças pequenas, como evitar dar acesso a lugares que deixem o animal em risco, não deixar objetos cortantes à vista e manter a porta principal de entrada do apartamento sempre fechada para evitar fugas.

Limpeza

Apesar de que quanto mais alto for o apartamento menos insetos e demais bichos possam aparecer, o comedouro do gato e sua caixa de areia devem sempre estar com a limpeza em dia. A sujeira pode gerar um acumulo de bactérias e outros microrganismos que podem ser extremamente prejudiciais tanto para o seu felino como para você e sua família.

Entretenimento

Muitas pessoas acreditam que os gatos não são brincalhões e não gostam de interagir, mas elas estão tremendamente enganadas. Gatos amam brincar com as pessoas em que confiam e adoram escalar coisas e caçar os brinquedos. Em apartamentos é muito mais fácil do gato se estressar e entediar, pois não terá a mesma liberdade que possui em uma casa.

É muito importante dar muitos brinquedos e entretenimento ao seu gato, além de frequentemente interagir com ele. Outro item que não pode faltar em apartamentos são os arranhadores, que evitarão que o seu gato destrua móveis para utilizar suas garras.

Além disso, é muito legal colocar nichos nas paredes e outros pontos que o felino possa escalar, pois gatos gostam de ficar no alto.

Castração

Talvez o maior fator de risco para fugas, o cio faz com que os animais façam de tudo para fugir e acasalar. Isso pode ser muito perigoso para quem mora em apartamento, uma vez que os gatos não pensarão duas vezes em pular uma janela para se reproduzir. Além disso, a frustração de não conseguir pode gerar estresse e até mesmo depressão.

Por isso é muito importante castrar o animal, além de produzir vários benefícios para a saúde.

Se você gostou do conteúdo não deixe de acessar o nosso site e baixar o nosso app!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles