Como cortar a unha do seu gato em 10 passos

como-cortar-a-unha-do-seu-gato-em-10-passos

Cortar as unhas do gato definitivamente está entre as tarefas mais difíceis que seus donos precisam enfrentar. Isso porque os gatos tendem a ficar bem ariscos nesse momento: arranhando ou mordendo seus donos na tentativa de escapar do procedimento.

Por que cortar as unhas do gato?

Ainda que seja sua principal fonte de defesa, os gatos, principalmente os castrados, cada vez mais ficam apenas no interior de suas casas e apartamentos.

Sendo essa a realidade do seu bichano, aparar as unhas é fundamental. Isso porque além de arranharem as pessoas e os móveis, a unha grande do felino também pode ser desconfortável para ele, ficando presa em roupas, tapetes, pisos e outros.

Entendemos, no entanto, que cortar as unhas do gato pode ser um verdadeiro evento, com programação e tudo. Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas para torná-lo muito mais confortável para todos.

Como cortar a unha do seu gato em 10 passos

1. Primeiramente, enrole o seu bichano em uma toalha e contenha-o no colo de modo que ele não consiga se movimentar e machucar a si mesmo ou ao dono;
2. Seja cuidadoso (a) para não chegar muito próximo da base, uma vez que há nervos e vasos sanguíneos nessa região que podem ocasionar sangramentos e dores. Ao apertar suavemente as patas, você vai ver que há uma parte rosada antes da unha. Muito cuidado para não atingir as veias;
3. Corte em pequenos intervalos de tempo, sem nunca deixar que as unhas fiquem muito grandes;
4. Deixe o cortador em um ângulo de 45 graus;
5. Peça ajuda de algum membro da família para segurar as patas traseiras do bichano caso ele se movimente demais;
6. Essa pessoa pode, inclusive, distrair o animal. Se o seu felino também é um apaixonado por sachê de petiscos, esse pode ser um bom momento para suborná-lo com um petisco;
7. Escolha uma posição confortável, que pode ser o seu colo, cama ou outra superfície estável.
8. Opte sempre por cortar as unhas do animal quando ele estiver tranquilo e descansado – e também quando você tiver tempo para se dedicar a esse procedimento com calma e cautela;
9. Depois do cortar as unhas é hora de dedicar alguns bons motivos para agradar o seu gatinho. Faça carinho e demonstre preocupação com ele;
10. Ainda com dificuldade? Uma boa alternativa pode ser contatar o médico veterinário do seu felino, que já conhece um pouco de seus hábitos e comportamentos!

Fique por dentro de tudo sobre o universo felino

Gostou desse passo a passo de como cortar a unha do seu gato? Com certeza agora essa tarefa que parecia tão árdua se tornará muito mais simples.

Quer entender melhor os mistérios de alguns comportamentos dos felinos, dicas de cuidados e muito mais? Nosso app notifica os donos de gatos sobre promoções, novidades, dicas, curiosidades e outros sobre cães e gatos.

Essa é uma oportunidade e tanto para ficar por dentro de tudo sobre o universo pet e ainda ser o primeiro a saber as principais promoções de produtos ou serviços para eles.

Você não vai ficar de fora dessa novidade, né? Então baixe agora mesmo nosso app (disponível para IOS e Android).
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles