Se o seu cachorro tem latido mais do que o normal, feito xixi no lugar errado, destruído objetos e móveis, se recusado a comer e lambido as patas exageradamente, pode ser que esteja sofrendo de tédio ou ansiedade.
Essa reação é comum em cães que passam muito tempo sozinhos e sofrem quando estão afastados de seus donos. A chamada Síndrome de Ansiedade de Separação (SAS) afeta muitos animais, gerando medo do abandono e dependência emocional em relação aos seus tutores.
Para piorar a situação, muitas vezes o problema passa desapercebido e os bichinhos acabam sendo castigados por conta da desobediência ou da bagunça, sem que o verdadeiro motivo por trás do comportamento inadequado seja trabalhado.
Mas, como nem sempre é possível estar presente, algumas dicas podem ajudar a amenizar o mal-estar e manter o animal entretido e ocupado quando estiver desacompanhado. Confira algumas sugestões para deixar o seu pet mais feliz, tranquilo e saudável.
Estimule o cão a gastar energia
Além de dar muito carinho ao seu bichinho, é preciso aproveitar os momentos juntos para praticar exercícios físicos. Passear na rua por 30 minutos ou fazer longas caminhadas dão sensação de bem-estar e evitam ganho exagerado de peso.
Dentro de casa, a diversão pode – e deve! – continuar. Vale jogar uma bolinha para o cão buscar, esconder brinquedos e petiscos para o bichinho procurar e até brincar de corrida e de “pega-pega”.
Invista em enriquecimento ambiental
Proporcionar um ambiente mais divertido e interativo entretém os cães no período em que ficam sozinhos, evitando que se sintam ansiosos, entediados e frustrados. É também uma forma de estimular a atividade física e mental, oferecendo desafios mais estimulantes.
Atualmente, existem diversos produtos e adereços voltados para tornar o dia a dia dos bichinhos mais divertidos.
Os chifres de boi e os brinquedos e ossos de nylon são ideais para os animais que gostam de morder e roer e que, por isso, acabam danificando os objetos da casa.
Já a Pet Ball (bola interativa), cumpre uma dupla função: além de aliviar o estresse dos pets, pode liberar ração aos poucos, conforme o cachorro brinca. Assim, mesmo longe dos donos, os cães conseguem comer e se distrair de maneira prática e saudável.
Quem não quer gastar muito, pode procurar promoções e descontos em lojas especializadas online, e ainda descobrir uma enorme variedade de itens de acordo com as demandas, a idade, o porte e a raça dos cães.
E, se mesmo assim, o orçamento estiver apertado, vale improvisar: uma garrafa pet pode virar um passatempo animado para o seu bichinho.
Procure o auxílio de um adestrador
Se mesmo diante de todas essas alternativas, seu pet continuar inquieto, talvez seja uma boa ideia considerar o adestramento. Um tutor especializado pode desenvolver treinos de comunicação e ensinar comandos básicos, como “vem”, “fica” e “senta”, que estimulam o animal cognitivamente e ajudam a lidar com a ansiedade.
🙌 Quer conferir mais dicas e produtos especializados para cães? Baixe o nosso aplicativo e fique por dentro das melhores novidades e promoções para o seu pet (disponível na Google e Apple).