Água: você sabia que ela também é importante para os pets?

agua-voce-sabia-que-ela-tambem-e-importante-para-os-pets

Não são só os humanos que precisam tomar água regularmente. Os pets também precisam se manter hidratados para ter um bom funcionamento do seu organismo. Saiba mais sobre como a água é importante para o seu bichinho e confira dicas para que ele tome mais líquido.

Água para prevenir doenças

Todo ser vivo precisa de água para sobreviver. Para os pets, esse líquido precioso é fundamental. A água ajuda a evitar diversas doenças, sendo a mais comum a pedra nos rins. Tanto gatos quanto cachorros podem desenvolver este problema. E não precisa nem dizer o quanto isso é desagradável para o bichinho.

Porém, não é só o rim que é afetado pela falta de líquido. Assim como os seres humanos, os pets precisam de água para manter seu metabolismo regulado. A água também é essencial para ajudar o corpo a eliminar toxinas e manter os órgãos em bom estado.

Por isso, um animal que toma mais água geralmente é mais saudável e tem menos chances de contrair doenças e infecções.

Como fazer o pet beber mais líquido?

Diferente de nós, os bichos não têm a consciência de que precisam ingerir uma quantidade mínima de água por dia. Por isso, nem sempre eles ingerem líquido da maneira como deveriam. Um dos motivos que agravam isso é quando o tutor não troca a água regularmente. Conforme a água fica parada no pote, os bichos não se sentem atraídos para tomar. Por isso, é importante trocar a água pelo menos duas vezes por dia.

Se você tem gatos, saiba que eles também amam água fresca. Por isso, você pode investir em uma pequena fonte para eles terem a sensação de que a água está sendo renovada a todo o tempo. Nos dias de calor vale colocar também um pequeno pedaço de gelo para deixar a água mais fresca. Porém, tome cuidado! O gelo não deve ser muito grande, já que a ideia não é deixar a água muito fria.

Outra dica interessante é não deixar apenas um pote de água para o animal. O ideal é deixar alguns potes espalhados em diferentes locais da casa. Assim, aumentam as chances de ele ingerir o líquido.

Lembre-se também de sempre oferecer uma água fresca e limpa depois de passear com o seu pet!

Cuidados com o tipo de água oferecida

É importante ficar atento também para o tipo de água que você coloca para o seu bichinho. A água deve ser filtrada ou, pelo menos, tratada. Do contrário, ele pode adquirir doenças e verminoses que prejudicam seu bem-estar. Por isso, evite dar água da torneira para ele.

Além disso, é importante lavar o pote de água com frequência. Não importa de que tipo de material seja feito o bebedouro: todos podem acumular microrganismos nocivos para a saúde. Portanto, a limpeza ajuda a evitar que bactérias e fungos se desenvolvam por ali. Fique atento também caso o pote de água fique na parte externa da casa. Isso porque pombos, lesmas, mosquitos e outros animais podem passar por este ambiente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles