Cadeira de rodas para cães: Como funciona e o que você precisa saber

cadeira-de-rodas-para-caes-como-funciona-e-o-que-voce-precisa-saber

Muitos cães, por problemas de saúde diversos, podem ter necessidades especiais como a dificuldade de locomoção ou paraplegia. A cadeira de rodas para cães proporciona conforto para seu cachorro e possibilita uma vida mais ativa.

Descobrir que o seu cãozinho está com problemas e dificuldades não é fácil. Por vezes insistimos na lembrança alegre do pet e ficamos com medo da nova realidade representar o completo oposto disso. Mas é preciso procurar soluções e estar presente nesse processo de adaptação e tratamento.

É certo que os animais se adaptam a esse tipo de mudança de maneira muito mais fácil do que nós, com menos impacto emocional, pois não há comparação com o passado ou a lamentação pelo presente. Mantê-lo sem dor e confortável para as atividades possíveis, é o caminho para que ele continue feliz. Porém, nossas emoções e reações podem influenciar nas sensações do cãozinho e ele pode começar a ficar ansioso.

Cada caso deve ser avaliado de forma individual por um veterinário. A cadeira de rodas é uma excelente alternativa para desenvolver mobilidade, mas não é pra todos.

O cão que não anda mais porque tem artrose, por exemplo, tem um problema relacionado a dor e, nesse ponto, a cadeira não vai ajudar. Fisioterapia, analgésicos e demais tratamentos possíveis seriam a melhor alternativa.

Já se o seu cão perdeu ou nasceu sem duas ou mais patas, ou tem algum problema neurológico, a cadeira de rodas pode ser muito útil. Quando o cachorro não tem uma patinha, geralmente, consegue caminhar sem precisar de auxílio.

Tipos de cadeiras de rodas e como funcionam

Esses equipamentos são um suporte para a locomoção dos cães. Ele é encaixado no animal, geralmente com uma sustentação no peitoral, e com a ajuda de rodas, o pet consegue se movimentar. Os membros deficientes normalmente ficam suspensos para evitar que encostem no chão durante a locomoção e o cão se machuque.

Há alguns tipos de cadeiras de rodas para cães, a mais comum, devido ao número de casos de animais com essa deficiência, é a cadeira para membros posteriores.

Cadeiras de rodas para membros anteriores são mais complexas, mas podem ser adquiridas segundo prescrição do veterinário. O suporte é mais adequado para casos de animais tetraplégicos.

É apropriado que um médico veterinário acompanhe todo o processo, tanto da identificação do problema quanto do tratamento e, se necessário, indique o uso da cadeira de rodas observando todas as características do seu pet, para que ela tenha as medidas certas e melhore não só a locomoção e bem estar do cão, mas também que o ajude a manter a sua postura e não sobrecarregue o resto do seu corpo, podendo provocar lesões.

Observações de uso

Segundo veterinários, não é recomendado que o animal passe longos períodos usando a cadeira de rodas e que também não a use sem a supervisão de um humano. Ela pode se enroscar em algum lugar ou dependendo da maneira como ele se movimenta, o equipamento pode sobrecarregar alguma parte do corpo.

O indicado é usar a cadeira de rodas em seu cãozinho apenas durante passeios externos, respeitando o limite de tempo indicado pelo seu veterinário, mas geralmente são passeios com cerca de meia hora ou pouquinho mais. Se possível, realizar paradas para descanso nesse tempo.

Nunca abandone seu cãozinho com alguma dificuldade ou deficiência! Eles merecem nosso respeito e o nosso amor.

Baixe o nosso aplicativo e receba dicas e promoções de produtos e serviços para seus pets.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles