Benefícios da calêndula para seu cão

beneficios-da-calendula-para-seu-cao

O uso de medicamentos veterinários que possuem propriedades naturais tem se intensificado cada vez mais entre os tutores de cães. Nesse cenário, produtos que contem com ervas em sua composição são utilizados para diversas finalidades.

A calêndula se enquadra como uma das ervas que são excelentes para uso veterinário por possuir diversas propriedades incríveis em sua composição, com a capacidade de cura tanto em aplicações externas quanto internas.

Assim, as suas propriedades são tão valorosas para diversos tratamentos que esta passou a ser considerada Erva do Ano em 2008, título fornecido pela Internacional Herb Association.

A versatilidade da calêndula

A calêndula é uma planta pertencente à família das margaridas e conta com diversas propriedades medicinais. Ela pode ser utilizada de várias formas, como através de chás. Seus benefícios, para os seres humanos, favorecem e melhoram a pele.

Essa planta pode ser utilizada como anti-inflamatória, antiviral e antimicróbica. De acordo com estudos, a capacidade da calêndula de lutar contra vírus foi provada em testes relacionados à forma como eles afetam animais como os cavalos e os porcos.

Aromaterapia para cachorros

O conceito moderno de aromaterapia surgiu na Europa por volta do início do século XX. Esse termo apareceu pela primeira em uma publicação do ano de 1937, em um livro do francês René-Maurice Gattefossé.

Essa prática utiliza óleos essenciais e outras fragrâncias com a finalidade de curar diversas doenças, bem como de melhorar o estado físico e psicológico de uma pessoa, garantindo sensação de bem-estar. Normalmente a calêndula é usada como uma terapia complementar a outros tratamentos.

Para os cães, essa prática é usada de forma diferenciada, sem exagero no uso visto que a intensidade será muito maior devido ao olfato apurado dos animais. A calêndula, como se trata de uma planta muito versátil, pode ser utilizada para esses fins através de seu óleo.

Dessa forma, esse produto pode ser utilizado para realizar a aromaterapia com cachorros, beneficiando esses animais em questões como infecções ou até mesmo para aliviar outros sintomas, auxiliando em outros tratamentos pelos quais o animal esteja passando.

Homeopatia para cachorros

Com a descoberta dos diversos benefícios que essa planta traz para os animais, é comum encontrar produtos dedicados aos pets com erva na composição. Eles são vendidos em estabelecimentos como petshops.

Entre esses vários produtos, é possível encontrar a calêndula em géis, cremes, loções, óleos e sprays, que serão usados para tratamentos específicos com os cães, como o alívio de machucados na pele, irritações, manchas, entre outros.

Em geral, esse produto pode ser utilizado de forma homeopática para tratar irritações nas orelhas de animais como cães e machucados que contem com sangramentos, como pequenas úlceras. Esse tipo de uso se deve ao fato de que a calêndula conta com propriedades cicatrizantes de antissépticas.

Essas práticas estão sendo cada vez mais adotadas até mesmo em clínicas veterinárias, que estão utilizando esses medicamentos fitoterápicos nos seus tratamentos. Entretanto, mesmo se tratando de um medicamento natural, é preciso que haja uma orientação.

Antes de utilizar qualquer produto com finalidade homeopática nos cães, é preciso que um médico veterinário seja consultado para que ele prescreva o medicamento. Isso porque esses medicamentos, por mais que sejam fitoterápicos, necessitam de cuidados, assim como os medicamentos alopáticos.

Baixe nosso aplicativo e fique por dentro de todas as novidades de produtos para seu pet! (Disponível na Google e Apple)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles