Air Tag: Saiba a localização exata do seu pet

air-tag-saiba-a-localizacao-exata-do-seu-pet

AirTag é o mais novo rastreador digital anunciado pela Apple, em abril de 2021. Com ele, é possível localizar objetos perdidos como malas, mochilas, carteiras e bolsas, por exemplo.

Com um sistema de Bluetooth, UWB e NFC, que serão explicados mais à frente, o aparelho permite conectar-se com o iPhone e, assim, localizá-lo nas proximidades ou, então, através de um sistema parecido com o de uma bússola.

Mas será que é possível utilizá-lo para monitorar e assegurar meu pet?

Por mais que, segundo a Apple, o aparelho não tenha sido criado para utilização com pets, alguns pontos importantes destacam que sim, é possível utilizá-lo para localizar o seu animalzinho!

Quer saber mais? Continue com a gente e saiba como o aparelho funciona e como utilizá-lo no seu bichinho!

Boa leitura!

Air Tag: Como funciona?

Como dito no início, esse novo dispositivo da Apple tem como objetivo encontrar objetos perdidos, assim como apresenta funções de localização por proximidade e busca precisa.

O aparelho redondo é feito à base de aço inoxidável e pesa cerca de 11 gramas, também apresenta um chaveiro feito de poliuretano ou couro, além de pode ser aberto para a troca da bateria.

Por se tratar de um aparelho da Apple, este pode se conectar com iPhones e, assim, utilizar ferramentas exclusivas de localização através do emparelhamento Bluetooth ou os métodos UWB (Ultra Wide Band) e NFC de localização, que permitem saber onde exatamente o aparelho está.

Um ponto importante a se destacar é a resistência do aparelho a água, podendo entrar em contato com ela durante 30 minutos sem que haja qualquer dano.

E no meu pet… será que realmente tem como utilizar o aparelho? E como seria?

Air Tag nos Pets

A resposta é: sim! É possível utilizá-lo na coleira do pet, porém, é preciso se atentar a alguns pontos, já que a própria empresa diz que o aparelho não é destinado exclusivamente ao uso em animais de estimação.

O dispositivo Air Tag é mais barato quando comparado a outros dispositivos exclusivos ao uso nos animaizinhos. Além disso, apresenta consigo um chaveiro que pode ser encaixado nas coleiras dos animais.

Porém, caso haja algum dano ao chaveiro ou pulseira, os custos serão mais caros já que, atualmente no Brasil, o chaveiro separado encontra-se na faixa dos R$ 200,00.

Vale ressaltar que o dispositivo funciona apenas com serviços iOS, ou seja, só será possível localizar seu animal se você tiver um iPhone.

Outro ponto importante é que se o dono estiver muito longe do objeto com o dispositivo, neste caso a coleira, o sistema tentará se conectar com o iPhone mais próximo.

Serviços de Localização para o Pet

Segundo uma pesquisa realizada pela NYT (New York Times), o rastreador para pet mais utilizado e melhor avaliado é o Whistle Go Explorer, que apresenta seus prós e contras.

Esse modelo de rastreador tem formato de coleira e é muito preciso quando se trata de localização do pet, porém, custa quatro vezes mais do que o Air Tag e, além disso, depende de internet para a utilização.

Sem contar que, para a utilização dos serviços desse dispositivo, quem comprá-lo deverá pagar R$ 560,00 – baseado no preço do dólar atual – por ano.

Portanto, cabe a você escolher o produto que melhor se adéque às suas necessidades!

Curiosidade: a Apple vem trabalhando numa patente que diz respeito à tecnologia UWB (a mesma encontrada no Air Tag), só que exclusiva para o uso em coleiras de bichinhos e roupas infantis; porém não é nada confirmado.

Este artigo foi útil? Aproveite e baixe gratuitamente nosso app para receber dicas e promoções.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles