A importância da escovação do pelo nos gatos

a-importancia-da-escovacao-do-pelo-nos-gatos

A importância da escovação do pelo do seu gato vai além de uma questão estética, tendo em vista que se trata de um cuidado com a saúde. Ao dar atenção ao pelo do seu pet, você também está oportunizando um momento de interação e carinho com ele.

De uma maneira geral, a escovação é fundamental para remover os pelos mortos e auxiliar no crescimento de uma pelagem mais saudável. Além disso, também ajuda a evitar a formação de nós e bolas de pelos, bem como a manter a sua casa mais limpa.

Principais benefícios dessa prática

Como já comentamos anteriormente, uma das grandes vantagens da escovação do pelo do seu gato é o maior contato entre vocês. Nada melhor do que aproveitar um momento que já deve fazer parte da rotina do seu pet para se aproximar ainda mais, dedicando seu tempo a ele e criando um ambiente mais agradável e tranquilo.

Com essa prática, é possível remover pelos mortos, pois eles estão sempre se renovando. Na falta dessa escovação, os pelos podem embolar, criando nós. Além do desconforto para o seu pet, isso também vai fazer com que os pelos se soltem pela casa e até mesmo nos móveis.

Com certeza você já viu que os gatos passam o dia inteiro se lambendo. Mas o que você talvez não saiba é que isso pode fazer com que eles engulam os pelos, prejudicando sua saúde. Quando engolidos em grande quantidade, podem se formar bolas de pelo no estômago do seu felino, causando vômitos e obstrução do trato digestivo.

Por fim, outra vantagem muito interessante é a possibilidade de identificar problemas de pele ao longo desse processo. Por meio da escovação, é possível analisar se a saúde dermatológica do seu gato está em dia, procurando manchas, feridas ou cortes.

Se o gato tem pelos compridos, isso se torna ainda mais importante, tendo em vista que a ventilação é menor, podendo proliferar a formação de fundos. Em caso de qualquer suspeita, é importante encaminhar seu pet a um veterinário de confiança, buscando o diagnóstico correto e os tratamentos adequados.

De quando em quando tempo devo escovar meu gato?

De fato, essa pergunta é muito importante, mas vai depender de diversos fatores. No caso de gatos com pelos mais compridos, a escovação é necessária com mais frequência, pois existe maior chance de embolar a pelagem e desenvolver nós.

Para os filhotes, a indicação é escovar todos os dias, para que ele se acostume mais rápido e o processo se torne tranquilo. Já gatos adultos que não estão em fase de troca de pelagem podem ser escovados semanalmente, aumentando a frequência conforme os pelos vão caindo.

Como funciona a escovação

Para que a escovação seja um momento relaxante para o seu gato, é fundamental que você conheça quantas camadas o pelo dele tem e qual a textura. Hoje em dia, é possível encontrar uma variedade grande de escovas, que vão depender da pelagem de cada pet.

Além disso, produtos que auxiliam no desembaraço dos pelos também são uma excelente opção, tendo em vista que facilita o processo e torna a experiência mais agradável.

Gostou dessas dicas? Então baixe agora nosso aplicativo para ficar por dentro de todas as novidades.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles