7 plantas que podem causar intoxicação nos pets

7-plantas-que-podem-causar-intoxicacao-nos-pets

A grande maioria dos pets é muito ativa e brincalhona, principalmente em sua juventude, e isso faz com que gostem de interagir com todo o ambiente ao seu redor. Curiosos, com certeza irão morder, arranhar, testar e até comer objetos, móveis e plantas.

Em relação a este último item especificamente, existem alguns perigos a mais, que devemos nos atentar para evitar o mal-estar.

Existem alguns tipos de plantas que podem ser extremamente tóxicos para o organismo do animal, seja cão ou gato, e que devemos tentar deixar fora do alcance a todo custo. Separamos aqui para você 7 plantas que podem causar intoxicação nos pets. Confira:

Espada de São Jorge

Planta da prosperidade de acordo com crenças alimentadas em nosso país está presente em muitos lares brasileiros por esse motivo. Porém, sua composição é perigosa tanto para os animais de estimação, como para os seres humanos.

As substâncias causam salivação intensa e dificuldade de respiração e movimentação, além de outros dependendo da quantidade ingerida.

Tulipas

Apesar de serem muito belas e amadas pelos seres humanos, para os cães e gatos é um pesadelo, especialmente para os felinos. A ingestão pode causar:

– Vômitos;
– Diarreia;
– Tremores;
– E outros níveis de mal-estar.

Por mais curioso que seu gatinho esteja, deixe longe dele!

Mamonas

Mamonas são um prato cheio para chamar a atenção dos bichinhos, pelo seu formato divertido e atraente que lembra um brinquedo.

Porém, jamais deixe seu cão ou gato se aproximar desta perigosíssima planta, que com forte presença de ricina, causa um forte impacto no sistema nervoso do bichinho. Os principais sintomas são:

– Vômitos;
– Diarreia;
– Saliva excessiva;
– Febre;
– Sangue nas fezes;
– Desidratação.

Copo de Leite, Antúrio e Comigo-Ninguém-Pode

Estas três populares plantas são extremamente tóxicas aos pets, devido à presença do oxalato de cálcio, que pode causar irritação até mesmo em seres humanos. A ingestão de qualquer parte da planta já causa intoxicação severa, com o pet apresentando os sintomas de edema, irritação da mucosa, muita dor e até mesmo asfixia.

Por existirem abundantemente nos lares brasileiros, o cuidado por aqui deve ser redobrado.

Cannabis

Apesar de ilegal em nosso país, é uma das causas mais comuns de intoxicação em animais aqui e em todo o planeta. A sua substância ativa Tetrahidrocanabinol (THC) afeta diretamente o sistema nervoso dos cães e gatos, podendo causar até mesmo coma em casos mais graves de intoxicação.

Tomates verdes

Apesar de seguros quando já maduros, tomates são maléficos aos animais quando ainda estão verdes, devido à presença excessiva de tomatina. Causa falta de ar nos bichinhos, além de problemas gastrointestinais e até mesmo cardíacos.

Hibisco

Esta flor popularmente usada na alimentação dos seres humanos é extremamente tóxica aos pets. A sua ingestão, seja em qual situação for, causa graves problemas gastrointestinais, que podem até mesmo levar à morte do bichinho. Por isso, deve-se redobrar a atenção com essa planta quando se tem um pet por perto.

 👉 Caso você tenha gostado do nosso conteúdo, não deixe de acessar o nosso site para mais informações e baixar o nosso app!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles