6 curiosidades sobre calopsita que você precisa conhecer

6-curiosidades-sobre-calopsita-que-voce-precisa-conhecer

Com sua beleza única marcada por uma identidade visual bastante peculiar, as calopsitas estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. Por serem em sua grande maioria muito dóceis, a domesticação destes animais é símbolo de uma interação de muito amor e carinho com uma ave tão bela, do mesmo gênero dos papagaios.

Pensando justamente em tirar algumas dúvidas e apresentar alguns fatos sobre estes fiéis companheirinhos, separamos estas 6 curiosidades sobre as calopsitas que você precisa conhecer. Confira em nosso artigo a seguir!

1 – Não são naturais do nosso país

Apesar de muita gente pensar o contrário devido à grande quantidade de espécimes presentes em território nacional, a espécie não é originária do Brasil. As calopsitas foram trazidas para cá justamente com a fidelidade de se tornarem animais de estimação, e por isso, em hipótese alguma, podem ser soltas em nossa fauna. Os animais são originários da Austrália, logo não possuem hábitos para se adaptarem livremente por aqui ou até mesmo predadores naturais.

2 – São longevas

As calopsitas podem chegar a viver mais de uma década, pois possui estimativa de vida que beira os 30 anos se bem tratada. Por isso, é importante fornecer todo o necessário para manter o bem-estar da ave e fazê-la se sentir amada e querida. Pode ser uma amizade por uma boa parte da vida, e nunca se esqueça de que você será tudo para ela nos 20 a 30 anos de longevidade que esses animais incríveis têm. Trate-os bem!

3 – Sua crista não é meramente acessória

O topete digno de Elvis Presley que esses animais possuem não serve apenas para deixá-los esteticamente bonitos. A crista é um mecanismo de comunicação, alertando sobre como a calopsita está se sentindo diante de tal situação. Quando a crista está abaixada, é sinal de que o animal está tranquilo e não está se sentindo ameaçado. Caso a crista esteja levantada, é sinal de euforia ou pânico, então evite manusear a ave, a fim de não gerar mais estresse ainda para o bichinho.

4 – São comunicativas

A crista não é a única maneira de se comunicar dessas aves. Elas são tão inteligentes que podem demonstrar o seu cansaço ou sono por meio de bocejos, igual os seres humanos tendem a fazer. Em geral, as calopsitas tentam conversar com seus tutores e até mesmo mimetizar algumas músicas ou sonso. Algumas espécies possuem a habilidade inclusive de murmurar algumas palavras.

5 – São monogâmicas

As fêmeas são extremamente exigentes em relação à escolha de seu parceiro, por isso esse processo pode levar anos. Quando encontram o par ideal, porém, é muito difícil que o “casamento” resulte em “divórcio”. Calopsitas são animais considerados monogâmicos e dificilmente terão mais de um parceiro na vida.

6 – Elas sonham

Assim como muitos outros animais, as calopsitas sonham e podem ter inclusive pesadelos. Por isso, é importante deixar a gaiola em um local tranquilo, assim a probabilidade da ave se assustar com barulhos quotidianos, insetos e outros, é menor e consequentemente a possibilidade delas terem pesadelos também.

çΩSe você gostou das curiosidades, não deixe de acessar o nosso site e baixar o nosso app!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles