5 dicas para seu cão fazer xixi no lugar certo

Portrait of embarrassed dog hiding face with paw and looking at camera, copy space

Por mais incrível que seja ser dono de um cachorro, chegar em casa e encontrar uma poça de xixi em um lugar indevido acaba sendo desagradável, não é mesmo? Nesse sentido, o que podemos fazer para os pets realizarem as suas necessidades no ambiente adequado? Há alguma forma de corrigir esse problema, mesmo que o cachorro não seja mais um filhote? Portanto, neste artigo, falaremos sobre 5 dicas para o seu cão fazer xixi no lugar correto. Afinal, todos nós queremos o melhor para o nosso pet. Vem com a gente!

É possível ensinar um cão adulto?

Muitas pessoas têm essa dúvida, mas sim, é possível ensinar um cachorro adulto a fazer xixi no lugar certo. Não existe nenhum limite de idade quando se trata de aprender a usar o jornal ou o tapete higiênico.

Até mesmo os cães idosos podem ser treinados para fazerem suas necessidades. Entretanto, já fica aqui o alerta: jamais dê broncas ou humilhe o seu cachorro, como o ato de esfregar o focinho dele nos dejetos.

Isso só piora a situação, pois ele terá medo do dono e pode esconder o ato fazendo suas necessidades em outros lugares. Ao invés disso, siga as 5 dicas a seguir e tenha muita paciência.

5 dicas para o seu cão fazer xixi no lugar certo

Agora que você sabe que qualquer cachorro, independente da idade, pode aprender a fazer xixi no lugar correto, veja essas 5 dicas:

1- Estabeleça um cantinho único

O primeiro passo é definir o canto que será o banheiro do seu pet. É essencial que essa área seja única e que esteja razoavelmente distante da sua casinha, ração e água.

2- Eleja uma rotina

O seu cão precisa ter um horário fixo para dormir, brincar, comer, passear e, principalmente, para fazer as suas necessidades.

Os filhotes, por exemplo, tendem a defecar e urinar logo após a comida. Já no caso dos cães adultos, eles podem demorar em torno de 15 a 30 minutos.

3- Crie um caminho

Aqui você pode decidir se quer que ele fique mais solto ou preso durante essa fase de adaptação. Por exemplo, se você preferir que o cachorro fique mais livre pela casa, uma dica é espalhar diversos tapetinhos de jornais pelos cômodos.

Caso queira prender eles em um lugar fixo, deixe-os em uma área cercada e não esqueça de forrar o local com tapete higiênico ou jornal.

Essa dica é ótima para filhotinhos, já que eles não conseguem segurar muito as necessidades e vão fazer onde quiserem. Quando ele começar a fazer o xixi no lugar certo, recompense-o de alguma forma.

Além disso, após a refeição, uma boa ideia é já levar o seu animal ao cantinho do banheiro, para que ele assimile mais rapidamente de que ali é o local correto de fazer as suas necessidades.

4- Reforce com associações positivas

Como dito acima, é essencial que você recompense os acertos do seu cão. Sendo assim, vale de tudo: seja fazer a festa com ele ou até dar petiscos.

5- Não dê broncas

Ser rude com o seu pet não ajudará em quase nada, pois ele não tem noção do que está acontecendo. Além disso, ele pode criar resistência às broncas e, com o medo, fazer esses atos de forma escondida, podendo até mesmo comer as suas próprias fezes.

E aí gostou, de conhecer essas 5 dicas para o seu cão fazer xixi no lugar certo? Então aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog e não deixe de baixar o nosso app para conhecer as melhores promoções de produtos para o seu pet.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles