5 dicas infalíveis para fazer seu cachorro e gato serem amigos

5 dicas infalíveis para fazer seu cachorro e gato serem amigos

Milhares de pessoas amam animais de estimação, os preferidos sendo cachorros e gatos. Tem gente que gosta mais de um do que do outro. Há também preferências por raças e tamanhos.

O fato é que, independente de onde sejam criados, é preciso dar a eles todo o cuidado e atenção. Por isso, para as pessoas que desejam ter ambos, cachorro e gato, em um mesmo ambiente, é preciso estar atento a esse modo de convivência.

O que fazer?

Alguns cuidados devem ser tomados a fim de fazê-los confortáveis em dividir um mesmo local, seja ele pequeno ou grande. É preciso acostumá-los para não os deixar estressados e agressivos com o outro, mas fazendo de forma cautelosa.

Forçar uma convivência é algo que nem nós gostamos e o período de adaptação dos animais pode ser mais complicado e demorado. Assim, é preciso dar tempo ao tempo e ser muito paciente para que não ocorram grandes problemas entre eles.

A esperada animosidade por parte de ambos pode não acontecer com todas as raças, algumas estão mais suscetíveis a compartilhar algum espaço com o outro mais rapidamente. Isso também pode acontecer vindo de apenas um deles ou, com um pouco de sorte, os dois podem se entender tranquilamente logo no primeiro encontro.

Mas como nunca é demais se prevenir, sempre é importante que alguns truques simples possam ser aprendidos pelos donos para que cachorro e gato possam ser amigos e não tentarem se digladiar por espaço.

Como fazer?

Os donos que desejam ter cachorros e gatos em um mesmo local devem ficar atentos a algumas dicas que podem ajudar a conter uma possível irritação entre eles. Afinal, todo mundo deseja que seus pets se deem bem e possam conviver em harmonia e felizes com seu dono.

  1. Quando ambos os pets ainda são filhotes, fica mais fácil acostumá-los com a presença do outro. Nessa idade ainda são muito dóceis e brincalhões para se preocuparem com rixas, e como é território novo para ambos, não haverá disputa por espaço;
  2. Ter calma e cuidado ao introduzir um novo pet em um lugar onde já haja outro animal de estimação. Para que o outro não sinta que seu espaço está sendo invadido, é recomendado colocá-los primeiro em ambientes diferentes por um tempo, onde poderão sentir o cheiro um do outro e acostumar com a outra presença;
  3. Caso haja algum estranhamento entre eles, recompense-os quando a disputa acabar. Eles irão associar a recompensa ao momento de tranquilidade que estão tendo, possibilitando assim cada vez menos brigas entre eles;
  4. Coloque vasilhas de comida e água, a casinha e demais itens dos pets em locais separados para que eles não sintam que seu espaço está sendo invadido;
  5. Brinque com ambos ao mesmo tempo, usando aquilo que eles mais gostam para se divertir. Desse modo, eles nem perceberão que estão lado a lado e começarão a se acostumar com essa nova rotina.

Melhores amigos

Seguindo essas dicas será possível observar depois de certo tempo como eles já estarão acostumados à presença um do outro que estarão brincando juntos e dividindo o mesmo espaço para dormir.

Quanto mais rápido for esse incentivo de aproximação feito pelo tutor, mais rápida será a adaptação dos pets para dividir o mesmo espaço e mais tranquilo o dono estará com o bem-estar deles.

Quer descobrir várias informações importantes para cuidar do seu pet e encontrar várias promoções incríveis de produtos para animais de estimação? Então faça o download do nosso app e receba notificações imperdíveis!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles