4 dicas para fazer enriquecimento ambiental para seu gato

4-dicas-para-fazer-enriquecimento-ambiental-para-seu-gato

Os gatos necessitam de um ambiente adaptado para terem qualidade de vida, afinal, não é só ter um bichano, e pronto. Fazer enriquecimento ambiental para seu gato é essencial para prevenir problemas de saúde física e mental.

Pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelaram que, apesar do número de gatos nos domicílios ainda ser inferior ao número de cães, a quantidade de pessoas que optaram por um felino vem crescendo consideravelmente nos últimos anos.

Por isso, cientistas estimam que em aproximadamente três anos o número de gatos se igualará ao número de cachorros facilmente. Entretanto, muitas pessoas que escolheram ter um companheiro felino não sabem muito bem sobre a natureza deles.

Os gatos são animais que não costumam, na maior parte dos casos, sair de casa, pois os donos temem, com razão, o que pode vir acontecer na rua, como brigas com outros animais, atropelamentos, crueldade humana etc.

Porém, diversas pessoas os mantêm dentro de casa, mas não preparam o ambiente para que o pet possa viver com qualidade de vida. Pensando nisso, neste texto daremos 4 dicas para fazer enriquecimento ambiental para seu gato.

Confira!

1. Disponibilize lugares altos para seu gato

Assim como todo felino, os gatos não só adoram ficar em lugares altos, como precisam deles para sentirem-se seguros, podendo observar tudo ao seu redor e, assim, serem livres para viver seu extinto animal.

Sabendo disso, devemos disponibilizar lugares onde o felino possa subir, descer, pular e deitar. O mais recomendado são prateleiras ou nichos para gatos, que consistem em um material rígido que fique fixo no alto das paredes.

Além dessas opções, se você não consegue obter uma prateleira para o seu pet, então procure por lugares altos na casa que sirvam para eles subirem. Dessa forma, deixe esses lugares desocupados e certifique-se de que não é perigoso nem inacessível.

2. Disponibilize arranhadores para seu gato

Se você não tem arranhador em casa, e tem um gato, provavelmente já viu ele arranhando móveis por lá, não é verdade? Isso é muito natural para os bichanos, uma vez que faz parte do instinto deles.

Por esta razão, disponibilize um arranhador para seu pet, pois ele ajuda o gato a desestressar, a desgastar as suas unhas e a gastar toda aquela energia que esses animais possuem – além de preservar os móveis da casa.

3. Disponibilize brinquedos para seu gato

É bem provável que você já tenha visto seu gato brincando pela casa como se fosse um furacão. Isso acontece porque esses animais precisam gastar sua energia e colocar para fora o instinto de caçador dos felinos.

Assim, é indispensável que você arrume objetos que eles gostem de brincar, ou, então, você pode escolher brinquedos que já são destinados aos gatos. Em geral, eles preferem aquelas coisas que fazem barulho e se movimentam facilmente pelo chão.

Entretanto, cada gato tem o seu jeitinho, por isso faça alguns testes para ver quais brinquedos eles se adaptam melhor.

4. Disponibilize um bom lugar para seu gato dormir

Cientistas analisaram que os gatos dormem de 12 a 16 horas por dia. Bastante tempo, não é? Pode parecer muito para nós, entretanto é normal que os bichanos durmam esse tanto.

Bom, talvez você esteja perguntando-se: “mas meu gato não pode dormir em qualquer lugar?”. A gente te explica…

Provavelmente, já encontrou seu gato dormindo pela casa como se estivesse desmaiado, e isso é bem normal, mas esses lugares da casa não são somente deles. Portanto, arrume um cantinho só do gato, para que ele marque ali seu território e se sinta confortável e seguro dormindo no seu lugar.

Gostou destas dicas? Então baixe nosso app para mais dicas incríveis sobre o mundo pet.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recent posts

Featured articles