Você sabia que, no Brasil, temos um mês inteiro dedicado à conscientização da importância da adoção e de combate ao abandono dos pets? Trata-se do Dezembro Verde, uma ideia que está crescendo cada vez mais e sendo adotada por diversos municípios país afora.
Nesse texto, você irá entender um pouco melhor do que se trata essa data. Saiba o que é o Dezembro Verde, porque ele surgiu e qual a importância desse mês para o cuidado e bem-estar dos bichinhos. Acompanhe conosco!
O que é o Dezembro Verde?
O Dezembro Verde é uma iniciativa de várias ONGs e entidades dedicadas ao cuidado com os animais. O principal objetivo é combater o abandono de animais e promover a posse responsável, que é o termo usado para se referir à obrigação do tutor de oferecer uma vida digna ao animal que está sob seus cuidados. A data também busca combater os maus-tratos aos animais e incentivar a adoção de pets.
Durante o Dezembro Verde, as entidades e até mesmo lojas de produtos para animais de estimação criam campanhas de adoção, propagandas de combate ao abandono e muitas outras medidas que buscam promover o bem-estar físico e mental dos bichinhos. Vale lembrar que o abandono de pets não só é moralmente errado, como também é crime previsto em lei, com pena que pode variar de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda (ou seja, a pessoa fica proibida de ter outros bichinhos)
Como surgiu o Dezembro Verde?
A data do Dezembro Verde foi oficializada em 2015, e foi uma ideia da Federação Brasileira de Proteção Animal. De lá para cá, a campanha tomou proporção nacional, e está sendo adotada cada vez por mais municípios e organizações diversas. A escolha de Dezembro como mês da conscientização tem dois motivos principais.
Primeiramente, o dia 10 de dezembro é o Dia Internacional do Direito dos Animais. Além disso, o final de ano é a época em que mais se registra abandono de pets, juntamente com janeiro e fevereiro. Isso está muito conectado às festas, pois há quem ganhe pets de presente e não queira ficar, ou ainda quem vai viajar e simplesmente abandona o bichinho por não encontrar quem cuide. Assim, as campanhas em dezembro buscam conscientizar as pessoas nesse momento mais crítico.
Por que essa data é tão importante?
A importância do Dezembro Verde se justifica a partir do número extremamente expressivo de abandonos de pets que percebemos no Brasil, especialmente de cachorros em fase adulta. Os que mais sofrem com os abandonos são os vira-latas, e as desculpas são sempre as mesmas: problemas de comportamento e/ou tamanho do animal, fêmeas com filhotes e até mesmo o envelhecimento do bichinho.
Para evitar o abandono, a melhor atitude é a informação. É preciso estar bem informado dos cuidados exigidos por um cachorrinho ou gatinho antes mesmo de adotá-los, para que a decisão de levar um amiguinho novo para casa seja consciente e responsável.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Dezembro Verde? Se animou a adotar um pet novo? Em nosso aplicativo você encontrará tudo o que precisa de produtos e serviços para cuidar do seu pet. Não fique de fora dessa novidade e baixe o app!